sábado, 30 de janeiro de 2010

Mais do mesmo...

Recebi vários e-mail's de alunos relatando um ou mais dos seguintes problemas:
1) notas do Enem incompatíveis com os resultados esperados, de acordo com o gabarito oficial;
2) redação do Enem com nota zero e status "anulada";
3) demora excessiva para conseguir efetuar a inscrição no Sisu (há relatos de até 10 horas);
4) falha no processo de inscrição do Sisu;
5) dificuldade de compreensão de algumas das normas e procedimentos no site do Sisu.


Fiquem calmos! Esses problemas estão acontecendo por todo o país, e ainda não temos uma posição oficial sobre o assunto.

Vejam algumas noticias divulgadas nos principais meios de comunicação .

Metade dos alunos não atingiu média no Enem
(jornal Folha de S.Paulo)
Quase metade dos 2,6 milhões de alunos que prestaram o Enem 2009 teve notas inferiores aos 500 pontos estabelecidos como média pelo Inep, em todas as quatro áreas avaliadas.
Em matemátcia, a prova considerada mais difícil, 58% dos candidatos ficaram abaixo da média.
[...] Pela primeira vez, o Enem não tem uma nota geral do aluno, mas cinco conceitos diferentes, um para cada prova, o que causou confusão entre os estudantes. O Inep optou por não fazer uma média geral de desempenho porque, no Sistema Unificado de Seleção (Sisu), cada uma das 51 instituições participantes terá seu próprio cálculo. "Se uma instituição dá peso igual para todas as áreas, é apenas somar e dividir por cinco. Mas, se há pesos diferentes, a conta varia." O Sisu faz esses cálculos automaticamente.
Outro ponto que dificultou a compreensão dos resultados este ano é o fato de que a escala não tem nota zero ou mil (a maior na escala). A mínima em cada área é obtida pelo aluno que teve o pior resultado e a máxima, pelo melhor estudante.

Estudante fez redação de 4 linhas e recebeu 500 pontos
(jornal O Estado de S.Paulo)
Estudantes que verificaram suas notas do Enem no site do MEC relataram ao Estado casos estranhos. Em um deles, a aluna Silmara Ramos conta que fez uma redação de quatro linhas e, ainda assim, tirou nota 500 (a média nacional das notas de redação do Enem foi de 601,5).
Já a estudante D.P.A. disse ter feito todas as provas, mas aparece como ausente em linguagens e matemática, apesar de aparecer como presente e com nota de redação, que foi no mesmo dia de linguagens.

Sisu sofreu com falhas técnicas no primeiro dia de cadastro
(site UOL Educação)
O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) que usa a nota do Enem 2009 para ingresso em instituições federais sofreu com falhas técnica nesta sexta-feira, informou o MEC. Até o início da noite desta sexta-feira (29), 45 mil candidatos efetuaram a inscrição. Até as 13h, 30 mil estavam inscritos - ou seja, durante a tarde, o número de cadastros foi bem menor. Por nota, o ministério informou que a indisponibilidade do sistema durante esta tarde deveu-se a dois fatores:
- uma falha técnica no equipamento de rede interna do MEC (que já foi substituído);
- queda na conexão de internet do Ministério, provida pelo Serviço de Processamento de Dados e pela Rede Nacional de Pesquisa.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Confira o resultado do Enem saiba como fazer sua inscrição para o Sisu do MEC

O MEC regulamentou o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) em portaria divulgada no Diário Oficial da União de ontem. O sistema vai selecionar estudantes para as universidades federais que aderiram ao uso do Enem 2009 como vestibular.

A primeira etapa de seleção será feita pelo site sisu.mec.gov.br, a partir das 6h de amanhã (sexta-feira, 29) até 3 de fevereiro, às 23h59. O resultado desta etapa será divulgado em 5 de fevereiro.

Será preciso preencher ficha pela internet, especificando, a cada etapa, apenas uma única opção de instituição, curso e turno em que o estudante deseja concorrer.

Haverá mais duas oportunidades para inscrição, nos períodos de 15 a 20 de fevereiro e de 1 a 3 de março. A cada etapa, o sistema excluirá as vagas preenchidas e mostrará apenas as que ainda estão disponíveis.

Sendo assim, os candidatos deverão acessar o sistema, e verificar a situação de sua inscrição, nos três períodos indicados. Conforme as inscrições forem sendo processadas, o Sisu fornecerá as notas de corte de cada curso oferecido, fazendo atualizações periódicas. Como a nota de corte irá mudando com o aumento do número de inscrições, é preciso ficar atento para mudar, caso seja necessário, a estratégia de inscrição.

Ao final de cada etapa de inscrição, os candidatos serão classificados de acordo com o desempenho. Caso seja aprovado, o estudante terá que fazer a matrícula na universidade para garantir a vaga. O resultado será divulgado na página do Sisu, na web.