terça-feira, 30 de março de 2010

Valeu, Ana Flávia!

Aconteceu, hoje à tarde, o "bate-papo" da Ana Flávia (aluna do 3º colegial de 2009, e atual aluna de MEDICINA da USP) com os alunos do 3º e do cursinho.

O contato com a universtária que, há alguns meses apenas, estudava na mesma escola, com os mesmos professores, resultou em forte estímulo aos atuais pré-vestibulandos. Na saída da palestra, vários alunos relataram estar mais motivados e mais dispostos a estudar.

Fico muito feliz em parabenizar você, Ana Flávia, mais uma vez. Mas dessa vez não apenas por seu brilhante desempenho acadêmico, e sim pela disposição fraterna em ajudar os seus "futuros bixos". Muito obrigado!

Calendários dos Vestibulares 2011

A Fuvest, a Unicamp e a Unesp divulgaram hoje as datas do vestibular 2011, de acordo com o calendário unificado, que permite ao vestibulando prestar os vestibulares de TODAS elas, sem conflito de datas.

FUVEST
- Manual: estará disponível na web a partir do dia 2 de agosto.
- Inscrições: de 27 de agosto a 10 de setembro, pela internet.
- Provas de aptidão: de 10 a 15 de outubro
- 1ª fase: 28 de novembro
- 2ª fase: 9, 10 e 11 de janeiro

UNICAMP
- Inscrições: de 23 de agosto a 8 de outubro, pela internet.
- 1ª fase: 21 de novembro
- 2ª fase: 16, 17 e 18 de janeiro
- Provas de aptidão: de 24 a 27 de janeiro

UNESP
- 1ª fase: 14 de novembro
- 2ª fase: 19 e 20 de dezembro

UNIFESP

- Provas: 15, 16 e 17 de dezembro

PUC
- Prova: 5 de dezembro

UFSCar
- Provas: 5 e 6 de janeiro de 2011

domingo, 28 de março de 2010

Churrasco!

Acabei de chegar do churrasco do 3º e curso de 2009!
Foi realmente muito legal!

Muitas notícias boas: alunos radiantes de felicidade - contando como estão felizes em suas faculdades - alunos que mudaram de cidade, saíram de casa, e estão, verdadeiramente, vivendo uma nova vida.

Já estávamos felizes pela Isabela, que passou em Enfermagem na UNESP de Botucatu, e agora soubemos que passou também na UNIFESP!!!!!!!!! Parabéns, Isabela!

Quanto ao Rodrigo, estávamos comendo churrasco, e ele estava contando sobre como está satisfeito com o curso de Sociologia da UFSCar, quando seu telefone celular avisou, por meio de uma mensagem de texto, que ele estava sendo chamado para fazer matrícula na UNIFESP.....foi incrível!

Foi muito emocionante ver como a Juliana descreve a Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP): seus olhos brilham!

Não consigo, nesse espaço, descrever o que vimos e ouvimos hoje à tarde... e nem acho necessário: as boas lembranças, o carinho e o reconhecimento que recebemos dos nossos alunos ficarão muito mais bem guardados em nossos corações!

Obrigado a todos!

sábado, 27 de março de 2010

Trigonometria e Fatoração

Estamos a uma semana da prova de Matemática do 3º colegial.
Pois bem, aí vai um probleminha "light" para se divertirem!

sexta-feira, 26 de março de 2010

Parabéns, Amanda!

Acabei de receber um e-mail que irradia alegria e felicidade. Nada que eu pudesse escrever seria tão fiel quanto lê-lo na íntegra:

Proooooooooooooooooooooooooo
Passeeeeeeiii, caramba, não to acreditando!
Não sei como eu posso agradecer não só a vc, mas a todos os meus amados profs!
Incrivel, eu ia fazer a matricula do cursinho segunda-feira, pq eu
tranquei a anhembi que nao tava gostando muuito e acabei de saber que eu passei na UNIFESP!
Poxa pro, eu quero um lugar no seu bloog! rs
Quando eu for pegar meu historico quero dar um abração em
todo mundo em!

BEIIJOOOOOOOOOOOOOOO
Amanda Massi Soares

3º B de 2009

Nutrição na Unifesp em 2010
aeee

quarta-feira, 24 de março de 2010

Projeto de lei sugere que "treineiro" aprovado possa fazer matrícula em universidade

O Projeto de Lei 6834/10, do deputado Sebastião Bala Rocha (PDT-AP), em tramitação na Câmara, autoriza matrícula em universidade aos estudantes que passaram no vestibular tendo concluído apenas o segundo ano do Ensino Médio.

A proposta altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação). Atualmente, a LDB só permite o ingresso nas universidades para os estudantes que concluíram o Ensino Médio.

Para o deputado, é comum que jovens passem em exames seletivos ainda no segundo ano. A proibição para a matrícula, na opinião dele, é injusta, pois o aluno mostrou possuir conhecimento para entrar em um curso superior.

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Técnico x Tecnólogo x Bacharelado

Atualmente, há uma grande oferta de diferentes tipos de cursos "universitários" apontando para a mesma profissão. Um adolescente interessado, por exemplo, em fazer curso de Turismo, pode optar por um Curso Técnico, Graduação Tecnológica ou Bacharelado em Turismo. Com o assédio de algumas faculdades particulares, mais interessadas em conquistar alunos do que em informá-los corretamente sobre os prós e contras de cada tipo de curso, a confusão está feita.

Pois bem, vejamos, de maneira bastante objetiva, a diferença entre cada um desses cursos.

Curso Técnico
  • Duração: 1 a 2 anos
  • Pode ser feito após o Ensino Médio ou de forma simultânea.
  • Conteúdos abordados de forma generalista.
  • Não tem status de curso superior.
  • Não habilita o aluno formado a fazer pós-graduação.
  • Permite o ingresso rápido no mercado de trabalho.

Graduação Tecnológica

  • Duração: 2 a 3 anos
  • Formação mais ampla do que a oferecida por um Curso Técnico.
  • Forma especialistas em uma área específica.
  • Habilita o aluno formado a fazer pós-graduação (embora algumas instituições não aceitem esse diploma para o ingresso em cursos de pós-graduação).

Bacharelado

  • Duração: 4 a 6 anos
  • Formação mais completa e abrangente.
  • Habilita o aluno formado a fazer pós-graduação.
  • Amplo campo de atuação e pesquisa.
  • Ampla aceitação no mercado de trabalho.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Faculdade, centro universitário e universidade

Você até pode ouvir um monte de siglas para os nomes das instituições de ensino superior, mas a verdade é que só existem três tipos delas no Brasil: as universidades, os centros universitários e as faculdades.

Segundo Ivelise Fortim, professora da PUC-SP e coautora do livro "Orientação Profissional Passo a Passo", a diferença entre os três tipos é uma só: "Quando você está dentro da universidade, tem maior chance de participar de pesquisas e de fazer iniciação científica". Tudo depende, de acordo com Ivelise, do interesse do estudante: "Se ele tem a intenção de voltar sua formação somente para a entrada no mercado de trabalho, tanto faz o tipo de instituição que escolher", aponta. É claro que esta é uma generalização, já que há faculdades que fazem pesquisa séria, têm trabalhos com a comunidade e boa qualidade de ensino. Ao mesmo tempo, também existem universidades que deixam a desejar nas condições de ensino.

Universidade
As universidades devem oferecer, obrigatoriamente, atividades de ensino, de pesquisa e de extensão (serviços ou atendimentos à comunidade) em várias áreas do saber. Elas têm autonomia e podem criar cursos sem pedir permissão ao MEC. As federais são criadas somente por lei, com aprovação do Congresso Nacional. As particulares podem surgir a partir de outras instituições como centros universitários. Os requisitos mínimos são os seguintes:

  • Um terço do corpo docente, pelo menos, deve ter título de mestrado ou doutorado. Quanto maior a titulação dos professores, mais tempo de pesquisa e mais experiência para transmitirem aos estudantes.
  • Um terço do professorado deve ter contrato em regime de tempo integral - esses são os profissionais que costumam oferecer maior dedicação à instituição. Quando um docente é contratado para poucas aulas, normalmente, tem menos tempo para atender os universitários e para desenvolver projetos de pesquisa e extensão.
  • Desenvolver, pelo menos, quatro programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) com boa qualidade - um deles deve ser de doutorado.

Centro universitário
Os centros universitários, assim como as universidades, têm graduações em vários campos do saber e autonomia para criar cursos no ensino superior. Em geral, são menores do que as universidades e têm menor exigência de programas de pós-graduação. No entanto, há algumas regras que eles precisam cumprir:

  • Ter, no mínimo, um terço do corpo docente com mestrado ou doutorado.
  • Ter, pelo menos, um quinto dos professores contratados em regime de tempo integral (observe que o percentual é menor do que o exigido nas universidades).


Faculdade
As faculdades são instituições de ensino superior que atuam em um número pequeno de áreas do saber. Muitas vezes, são especializadas e oferecem apenas cursos na área de saúde ou de economia e administração, por exemplo. Outra diferença para os centros universitários e universidades é a seguinte: quando uma faculdade pretende lançar um curso, ela tem de pedir autorização do Ministério da Educação - ou seja, não tem autonomia para criar programas de ensino. Contudo, as faculdades devem cumprir uma exigência:

  • O corpo docente tem de ter, no mínimo, pós-graduação lato sensu - normalmente menores do que os mestrados e doutorados.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Café da Manhã

O que você considera um café da manhã? Tem gente que acha que apenas uma xícara de café preto já basta. Mas, na verdade, nem o café com leite e o pão com manteiga, tão consumidos, são suficientes para garantir boa nutrição para quem precisa enfrentar um novo dia.

A refeição matinal tem como objetivo repor o estoque de glicose consumido durante a noite, pois, mesmo dormindo, estamos gastando alguma energia. Também é importante lembrar que a primeira refeição deve ser sempre a mais substancial, porque o organismo precisa estar preparado para o dia que vem pela frente. Muitos casos de falta de atenção e de concentração são consequências de um desjejum pobre.

Já existem estudos feitos nos Estados Unidos mostrando que crianças e adolescentes que se alimentam bem pela manhã, antes das aulas, têm melhor desempenho na escola. Existem também muitos casos de crianças que não conseguem comer logo cedo, mas esse é um hábito que deve ser reforçado, pois assim a saúde só tem a ganhar.

Além disso, adolescentes que mantêm o hábito de tomar café da manhã consomem mais calorias do que os que pulam a primeira refeição do dia, mas são mais magros, conclui estudo da Universidade de Minnesota publicado na revista da Academia Americana de Pediatria. Foram pesquisados 2.200 adolescentes por 5 anos e comprovado que os que tomam café damanhã têm menos chances de ficar obesos.

terça-feira, 16 de março de 2010

Ranking de universidades

O MEC divulgou o IGC 2009 (Índice Geral de Cursos) corrigido - um indicador de qualidade de instituições de educação superior que considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). O índice vai de 1 a 5.

Veja, na relação abaixo, algumas universidades de São Paulo e suas respectivas colocações no ranking de 178 universidades.

1º - Unifesp
6º - UFSCar
13º - PUC-SP
14º - Unesp
42º - Mackenzie
66º - Metodista
76º - PUC-Campinas
81º - São Judas
121º - Uninove
128º - Anhembi-Morumbi
129º - São Marcos
132º - UMC (Mogi das Cruzes)
133º - Braz Cubas
137º - UNICID
144º - Unicsul
154º - Unip-DF
160º - Camilo Castelo Branco
161º - Uniban
165º - UnG (Guarulhos)

USP e Unicamp não participam das avaliações do MEC, e, portanto, estão fora desse ranking.

Vale a pena parar e refletir sobre a qualidade da instituição onde você pretende prosseguir seus estudos.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Terremotos e a Escala Richter

Sempre que um terremoto mais importante aparece nos noticiários, ouve-se falar da Escala Richter.

A escala Richter foi desenvolvida em 1935 pelos sismólogos Charles Francis Richter e Beno Gutenberg, ambos membros do California Institute of Technology (Caltech), que estudavam sismos no Sul da Califórnia.

A escala, que representa a energia sísmica liberada durante o terremoto e se baseia em registros sismográficos, aumenta de forma logarítimica, de maneira que cada ponto de aumento significa um aumento 10 vezes maior. Dessa forma, um sismo de magnitude 4 é 100 vezes maior que um de 2. No entanto, é importante salientar que o que aumenta é a amplitude das ondas sismográficas e não a energia liberada. Em termos gerais a energia de um terremoto aumentaria um fator 33 para cada grau de magnitude, ou aproximadamente 1000 vezes a cada duas unidades.

O maior terremoto já registrado marcou 9,5 graus na Escala Richter usada atualmente, apesar de não ser improvável que tenham ocorrido tremores mais fortes na história da terra.

A maioria dos terremotos registra menos de 3 graus na Escala Richter. Esses tremores, que geralmente não são sentidos pelas pessoas, são chamados de microtremores. Geralmente, não se vê muitos estragos causados por terremotos que ficam abaixo de 4 na escala. Os terremotos mais importantes registram 7 graus ou mais.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Enem 2010

O ministro da Educação, Fernando Haddad, descartou, na manhã de hoje, a realização de duas provas do Enem em 2010. No ano passado, o ministério havia cogitado aplicar duas avaliações. Segundo ele, a decisão de realizar apenas uma edição do Enem em 2010 deve-se ao "atraso nas negociações com os órgãos de controle federais CGU (Controladoria-Geral da União) e TCU (Tribunal de Contas da União)".

A data de realização do exame ainda está sendo discutida entre os reitores dos institutos e das universidades federais com a direção do Inep, autarquia responsável pelo exame. Cogita-se que a data provável é o final do mês de outubro, por conta do pleito eleitoral que se realiza no começo do mesmo mês.

A grande diferença do Enem 2010 para a última prova é que ela deverá ter a cobrança de língua estrangeira, segundo o ministro. Este fato já havia sido anunciado no ano passado, pelo Inep.

domingo, 7 de março de 2010

UFZL

Parece que é mesmo verdade: UFZL - Universidade Federal da Zona Leste.

Em reunião com a comunidade da Igreja de São Francisco de Assis, em Guaianazes, o deputado estadual Simão Pedro (PT) disse que a construção da nova universidade é mesmo prioridade. A igreja estava lotada de jovens e membros do bairro que lutam pela construção e funcionamento da universidade, que trará inclusão e oportunidades de trabalho para milhares de estudantes da região. O prefeito de São Paulo garantiu que a universidade já é uma realidade.

O deputado viajou a Brasília para articular a construção do centro de estudos. O parlamentar esteve acompanhado por uma comitiva liderada pelo padre Ticão, que há anos luta pela ampliação de vagas gratuitas em cursos de ensino superior. “Finalmente vamos acabar com uma dívida histórica com a educação nessa região tão carente da cidade”, avaliou. Lá, o grupo se reuniu com o chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, que anunciou o entusiasmo do presidente com o projeto e garantiu que a nova universidade sairá do papel em breve.

O local onde a universidade funcionará ainda será escolhido. A prefeitura de São Paulo estuda um prédio onde já funcionou um hospital, na Vila Formosa, ou dois galpões, também desativados, na Vila Carrão.

“Além do local, agora serão definidos os cursos que serão ministrados na universidade, mas com a demanda do Pré-Sal acreditamos que engenharia será um deles”, concluiu.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Visitas à USP

O programa "A Universidade e as Profissões", da USP, tem como objetivo fornecer subsídios aos estudantes para que, com a ajuda de seus familiares e professores, orientem-se na importante tarefa de optar por uma carreira profissional. Além do catálogo publicado anualmente, o programa compreende as Feiras de Profissões e um calendário de visitas de estudantes do Ensino Médio e cursinhos pré-vestibulares à USP.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Orientação Profissional

Iniciamos hoje o processo de Orientação Profissional para os alunos da 3ª série do Ensino Médio.

Escolher um curso universitário, decidir a instituição onde cursá-lo e, em muitos casos, a cidade ou estado onde irão residir, são apenas algumas das preocupações dos adolescentes em ano de vestibular.

São absolutamente normais as dúvidas, incertezas e insegurança com relação ao futuro. Some-se a isso a ansiedade de alguns e a pressão sentida (ou sofrida) por quase todos. É muita coisa para alguém tão jovem.

É preciso tentar aliviar o "peso" da escolha profissional, a fim de que se possa tomar as decisões necessárias com tranquilidade, segurança e racionalidade. Ajuda muito perceber que escolher um curso universitário não é como resolver um teste de múltipla escolha, onde há apenas uma alternativa certa, sendo todas as demais inadequadas.

Não há, para você, uma única opção de curso, como se fosse aquela a única chave a abrir as portas que levarão ao sucesso e realização profissional. Não, não é assim!

Cada um deve perceber, com atenção e sensibilidade, as suas preferências e aptidões naturais - as suas vocações. A palavra "vocação", aliás, vem do verbo (em latim) vocare, que significa "chamar". É ouvir o seu "chamado". E ouvidas essas vozes interiores, chega-se a uma pequena lista de opções, todas "certas".

Pensem a respeito, ouçam as suas vozes, percebam-se... e contem comigo!