quinta-feira, 29 de abril de 2010

Filmes para reflexão

Sabemos que a formação do herói é um tema recorrente na literatura e pode aparecer no Enem e nos vestibulares atuais até de forma não tão clara.

Deixo aqui três sugestões de filmes que abordam a construção do herói de maneiras distintas:
  • "Corpo Fechado" (EUA, 2000), de M. Night Shyamalan: mostra o embate entre o vilão e o herói.
  • "Hancock" (EUA, 2008), de Peter Berg: aborda a questão do herói que é mau caráter.
  • "Batman - O Cavaleiro das Trevas" (EUA, 2008), de Christopher Nolan: mostra o caráter, a formação do herói nas converas entre o Curinga e o Batman.

domingo, 25 de abril de 2010

50 anos de Brasília

Comemoramos, no último dia 21, o 50º aniversário da capital do nosso país.

A ideia da mudança da capital do Rio de Janeiro para o Planalto Central é bastante antiga, mais do que muito pensam. Foi também bastante controversa e muito criticada, politicamente, a mudança do governo para Brasília. A despeito disso, Juscelino Kubitschek tocou o projeto e concretizou o que, inclusive, já estava previsto na Constituição de 1891. 50 anos depois, Brasília é considerada, pela UNESCO, Patrimônio Cultural da Humanidade.

Há diversas reportagens e ensaios publicados sobre esse assunto. Sugiro que leiam, reflitam, e formem opinião.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Probleminha do ITA

Propus, na aula de aprofundamento da última terça-feira, uma questão do ITA como "tarefa de casa".
Apresento, a seguir, a solução construída pelo aluno Prandy, do Curso Pré-Vestibular do período matutino.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Unicamp fará simulado do novo modelo da primeira fase do vestibular 2011

A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) realizará um simulado da prova de primeira fase do novo modelo do vestibular 2011 no próximo dia 16 de maio, no campus da Unicamp, em Campinas. Os interessados terão dois dias para se inscrever: 22 e 23 de abril. As inscrições serão gratuitas e feitas exclusivamente pela internet. As vagas são limitadas a 1.200 participantes, que serão escolhidos por sorteio.

O simulado é reservado para estudantes que estejam cursando o ensino médio ou que tenham se formado nos últimos dois anos e seguirá o novo formato da primeira fase, que já estará em vigor neste ano. Segundo o novo modelo, aprovado no final de 2009, o exame terá duas partes: 48 questões de múltipla escolha, que formam a parte de conhecimentos gerais, e a parte de redação, na qual os participantes serão solicitados a elaborar três textos de gêneros diversos. A duração será de cinco horas.

A partir do dia 17 de maio a prova estará disponível para consulta, com o gabarito das 48 questões. Os participantes terão acesso, individualmente, às notas que obtiveram na prova, a partir de 15 de junho. Também a partir de 15 de junho serão divulgados exemplos de textos da prova de redação produzidos durante o simulado, com comentários.

domingo, 18 de abril de 2010

Dicas para escolher sua profissão

  1. Procure se conhecer, observar seus interesses e suas paixões. A decisão tem que ser baseada em valores próprios.
  2. Não tenha medo do desconhecido. Reúna o máximo de informações. Busque conhecer novos horizontes, mesmo que isso traga insegurança.
  3. Não tenha pressa. A escolha não é uma mágica, é um processo.
  4. Converse com seus pais. É importante que exista diálogo e que os pais escutem seus filhos.
  5. A melhor escolha é a da profissão que o jovem gosta. A preocupação exagerada com emprego e mercado atrapalha.
  6. Não escolha a carreira com base nos exemplos de pessoas bem-sucedidas que conhece. O ideal é decidir conhecendo a profissão.
  7. Um erro na escolha profissional não é um erro na vida. A vida é muito mais do que a decisão da carreira.
  8. Arriscar é fundamental. Quem arrisca e é corajoso vai ao encontro do que sonha profissionalmente.
  9. Não se limite pelos testes vocacionais. Eles dão dicas para o autoconhecimento, mas não servem para definir a profissão por você.
  10. Muitas vezes, o difícil não é escolher, e sim saber deixar as outras possibilidades para trás.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Motivação e Estudo

Motivação é quando se tem um motivo para agir. Ter motivação significa ter um desejo por trás de suas ações. Ela é responsável pela persistência de uma pessoa para atingir uma meta. A motivação é um elemento essencial para uma aprendizagem eficiente. Um aluno motivado aprende melhor.

Uma excelente forma de motivação é através da visualização. Visualizar seu objetivo e sentir as sensações do sucesso — como se ele já tivesse acontecido — faz com que você se torne mais confiante. Por exemplo, se o seu objetivo é passar no vestibular, imagine você sendo aprovado, depois de tanto esforço e dedicação. Sinta a emoção como se você tivesse acabado de ver o seu nome na lista de aprovados.

Outra maneira de obter motivação é mantendo contato com pessoas com os mesmos sonhos e ideais que o seu. Criar grupos de estudo com pessoas otimistas e animadas — um incentivando e ajudando o outro — faz com que todos se mantenham ativos e estudando de forma eficiente.

Mas, mesmo estando motivado, saiba que todo projeto de longo prazo tem momentos de ânimo, assim como momentos de grande desânimo — que trazem a vontade de desistir. Procure, então, preparar-se para os dias de baixa: eles certamente virão e você deve aprender a lidar com eles. Quando os momentos de crise, desânimo e cansaço aparecerem, tudo bem! Isso é normal.

A motivação deve ser trabalhada diariamente. Todos os dias você pode e deve lembrar-se dos motivos que o estão fazendo estudar — seja dinheiro, sucesso profissional, realização pessoal ou qualquer outro motivo. Pensar de forma positiva também ajuda muito.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Universidades estaduais de SP avaliam unificação dos vestibulares

Os reitores da USP, Unesp e Unicamp formaram, na semana passada, comissão para avaliar a unificação dos seus vestibulares. A decisão foi tomada depois de um projeto de lei com esse teor ter entrado na ordem do dia da Assembleia Legislativa - ou seja, está pronto para votação.

O autor do projeto, deputado Edson Giriboni (PV), afirma que a unificação beneficiaria os vestibulandos, que não precisariam pagar taxas de inscrição para cada exame (que custam por volta de R$ 100 cada). Emenda do deputado Bruno Covas (PSDB) prevê que o aluno possa, com a inscrição, disputar vaga em diversos cursos.

Para o projeto ser efetivamente votado, é preciso um acordo político entre os líderes partidários. Giriboni se reuniu, na última quarta-feira, com os reitores. A criação da comissão foi anunciada após o encontro. Até a conclusão da comissão, o projeto não deve ser votado na Assembleia.

As universidades afirmam que não haverá mudança nos exames deste ano.

"Pessoalmente, não vejo por que não se unificar, ao menos a primeira fase. No final do ano, o aluno tem vestibular todo fim de semana. É uma falta de respeito", diz o presidente do conselho, Arthur Fonseca Filho.

domingo, 11 de abril de 2010

Ex-alunos estão "detonando" na faculdade

Tenho recebido, nos últimos dias, e-mail's de ex-alunos nossos relatando o início dos seus cursos universitários. Não consigo esconder a satisfação pessoal e profissional que sinto ao receber mensagens como, por exemplo, as duas que reproduzo a seguir.
Olá Professor,
Só passei aqui porque gostaria de agradecer por tudo que aprendi no colegial com o senhor e contar que isso está me ajudando muito e fazendo a diferença na faculdade, tirei 9,5 em cálculo diferencial e integral na FEI, e com certeza grande parte dessa nota devo ao senhor.
Muito Obrigado!
Qualquer dia apareço ai na escola para uma visita, até!
Felipe Harati.
E ae professor! Como vai?
Enfim, gostaria de dizer a você o quão úteis foram suas aulas sobre gráficos, como construí-los e talz. Isso tem me ajudado bastante na disciplina de Cálculo 1, na parte de pontos de inflexões, máximos e mínimos. Até me sinto em vantagem em relação aos meus colegas de classe com essa "técnica" aprendida com você. :)
Hoje eu percebo como o método de ensino no Argumento era bom, especialmente em Matemática. háhá.
Obrigado por tudo, Alexandre.
Marcelo da Silva Yokomizo
Quero aproveitar também para deixar uma imagem intrigante do ponto de vista matemático:

Pois bem, vamos aproveitar e pensar sobre a "questão curiosa" levantada pelo Marcelo. Há, evidentemente, um "equívoco" em alguma das passagens realizadas. Será um bom exercício tentar descobrir!

sábado, 10 de abril de 2010

Parabéns, Gustavo!

Pois é, as aprovações dos alunos de 2009 nos vestibulares ainda estão acontecendo!
Agora foi a vez do Gustavo, vejam o e-mail que recebi:
Fala Professor
Pode ir arrumando um espaço no seu blog pra mim também.
Semana retrasada foi a minha irma Amanda que foi chamada, essa semana a Unesp me ligou.
Relações Internacionais em Marília, ai vou eu.
Assim como a Amanda, eu só tenho a agradecer a você e a todos os professores por me aguentarem todos esses anos.
Valeeeeeeeu
Abraços
Gustavo Massi

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Feira do Livro na USP Leste

A III Feira do Livro da Escola de Artes, Ciências e Humanidades se realizará nos dias 13, 14 e 15 de abril (de 3ª. a 5ª. feira), das 9h às 21h, no vão livre dos auditórios e da biblioteca do campus da USP Leste.

Mais de 70 editoras oferecerão descontos a partir de 50% em publicações voltadas a todos os públicos e que abrangem todas as áreas do conhecimento.

Nesse ano, haverá uma homenagem aos 10 anos do Fórum Social Mundial. No primeiro dia da feira, às 19 horas, a professora titular da FEA, Leda Paulani, participará da mesa: "Afirmação ou enfraquecimento do discurso único na Economia". O professor Aziz Ab'Saber falará sobre os "Desafios sócio-ambientais do século XXI" no dia 14 de abril às 19 horas, e no encerramento, no dia 15 às 14 horas, os professores Alessandro Soares e Pablo Ortellado (EACH-USP) e alguns alunos contarão sobre a experiência da Escola no último Fórum Social que aconteceu no começo do ano em Porto Alegre.

A Escola de Artes, Ciêcnias e Humanidades da USP campus Leste está localizada na Av. Arlindo Bettio, 1000, acesso da estação USP Leste, linha Safira da CPTM (Brás-Calmon Vianna).

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Asas e gaiolas

Há escolas que são gaiolas, e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo.

Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm dono. Deixam de ser pássaros, porque a essência dos pássaros é o voo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado, só pode ser encorajado.
(Rubem Alves)