segunda-feira, 28 de junho de 2010

USP e Unicamp não utilizarão Enem no vestibular para 2011

A USP e a Unicamp não utilizarão a nota do Enem para compor o resultado de seus vestibulares neste ano. "O Enem será realizado muito tarde", afirma Carlos Henrique de Moraes Batalha, coordenador do Comvest (órgão responsável pelo vestibular da Unicamp).

De fato, o MEC havia previsto realizar duas edições do Enem em 2010 - uma em abril e outra em outubro -, mas, por motivos não claramente explicitados, "resolveram" promover uma única edição no primeiro final de semana (dias 6 e 7 de novembro) após o segundo turno das eleições presidenciais (dia 31 de outubro).

Se fosse aplicado até outubro, seria de participação obrigatória e representaria 20% da nota da primeira fase dos vestibulares da USP e da Unicamp, conforme estava previsto no edital desses vestibulares.

As universidades não descartam a utilização do Enem nos próximos anos.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Brasil 0 x 0 Portugal

Com o empate sem gols no jogo com Portugal, o Brasil está classificado para as oitavas-de-final da Copa do Mundo. O próximo jogo será na segunda-feira, dia 28 de junho, às 15h30min e, com isso, temos:
  1. a transferência da prova de Matemática do 3º colegial para a terça-feira, dia 29, às 14h;
  2. o cancelamento da aula de aprofundamento de Biologia (prof. Ambrósio), que estava prevista para a terça-feira;
  3. a transferência das monografias do 2º colegial: da tarde de segunda para a tarde de terça-feira;
  4. a confirmação das seguintes aulas à tarde para o Cursinho: Física (quarta-feira, com o prof. Credídio, às 14h) e Literatura (quinta-feira, com a profª Ana Márcia, às 14h);
  5. a confirmação da aula à tarde de Geografia (com o prof. Trotta) para o 3º colegial - apenas as turmas A e B - na quarta-feira, dia 30, às 14h.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Alterações no vestibular da Cásper Líbero

Quem se inscrever para o vestibular 2011 da Cásper Líbero vai encontrar uma prova bem diferente da dos anos anteriores. As 50 questões de múltipla escolha agora serão interdisciplinares, sem divisão por conteúdos. As disciplinas, no entanto, continuam as mesmas: português, literatura, atualidades, história, geografia, matemática e inglês. Como antes, não será cobrado física, química e biologia.

Os livros e filmes obrigatórios ganharam mais peso e serão a base de toda a prova, incluindo a redação, afirmou o coordenador-executivo do vestibular da universidade, Roberto Chiachiri. "A proposta é fazer um vestibular mais abrangente e buscar alunos com capacidade de refletir, não apenas de decorar", diz ele.

A prova está marcada para o dia 21 de novembro. As inscrições começam em 8 de setembro e vão até 8 de novembro.

A lista de obras obrigatórias para o vestibular já foi definida. Confira:

Obras literárias:

"Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente;
"Memórias de um Sargento de Milícias", de Manuel Antonio de Almeida;
"50 Poemas Escolhidos pelo Autor", de Manuel Bandeira;
"Laços de Família", de Clarice Lispector;
"Dois Irmãos", de Milton Hatoum;
"Os da Minha Rua", de Ondjaki.

Filmes e documentários:
"Rede de Intrigas" (1976), de Sidney Lumet;
"Arquitetura da Destruição" (1992), de Peter Cohen;
"O Bandido da Luz Vermelha" (1968), de Rogério Sganzerla;
"Santiago" (2006), de João Moreira Salles

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Inscrições para o Enem 2010

As inscrições para o Enem 2010 estão abertas apenas até o dia 9 de julho - nos anos anteriores o período de inscrições era maior. Sendo assim, sugiro que se apressem, evitando prováveis congestionamentos no site nos últimos dias do prazo.

Observações importantes:
  1. É necessário ter CPF próprio para efetuar a inscrição.
  2. O código do Colégio Argumento é 35144952.
  3. É importante fornecer, na ficha de inscrição, o número do SEU telefone celular, pois o Inep costuma enviar mensagens de texto aos inscritos.
  4. A inscrição só está finalizada após o pagamento do boleto bancário (taxa de R$ 35).
  5. É necessário guardar o comprovante de pagamento.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Comercial do Gatorade

Há um comercial do isotônico Gatorade que vem sendo veiculado pelas emissoras de televisão nos intervalos dos jogos da Copa do Mundo, especialmente em dias de jogo do Brasil.

O texto da peça publicitária, muito adequado a desportistas, pode ter uma releitura diferente por alunos, vestibulandos e até mesmo professores. Vejam:
"Vale mais um jogador comum e motivado do que um gênio em sua zona de conforto."

domingo, 20 de junho de 2010

Enem 2010: inscrições começam amanhã

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) recebe inscrições a partir desta segunda-feira, 21 de junho, às 10h. Os pedidos devem ser feitos exclusivamente pela internet.

As provas serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro de 2010, e o exame é voltado a estudantes que vão concluir o ensino médio em 2010 e pode servir como um certificado de conclusão desta etapa.

A avaliação é obrigatória para quem quer participar do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), do Prouni (Programa Universidade para Todos) e, a partir de 2011, do Fies (Financiamento Estudantil). Além disso, diversas faculdades utilizam a nota do Enem em seus processos seletivos de forma total ou parcial.

Diferente dos anos anteriores, nesta edição os candidatos terão questões de língua estrangeira. Na inscrição, é preciso optar pelos idiomas inglês ou espanhol.

Para se inscrever, o interessado deve preencher o formulário disponível na web e efetuar o pagamento no valor de R$ 35 em qualquer agência do Banco do Brasil, até a data de vencimento nela apresentada. O pagamento após a data de vencimento implica o cancelamento da inscrição.

Para efetuar a inscrição são imprescindíveis o número de CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o número do documento de identidade. No ato da inscrição, ao digitar o número do documento, o sistema buscará informações do titular na base de dados da Receita Federal. A medida impede que a inscrição seja efetuada com o CPF de outra pessoa.

Os estudantes que não tiverem o documento podem retirá-lo em qualquer agência dos Correios, Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.

Quem pode participar do Enem?
A participação no Enem é voluntária, destinada aos concluintes, egressos do ensino médio em anos anteriores e àqueles que não tenham concluído o ensino médio e pretendam se certificar.

É recomendável a quem não vai concluir o ensino médio neste ano fazer o Enem 2010 para “treino”?
Não. Segundo informações do MEC (Ministério da Educação), alunos interessados nos futuros processos seletivos devem prestar o exame no período mais adequado, que é o ano de conclusão do ensino médio. Alunos de outras séries sempre terão oportunidade de se preparar para a prova analisando as edições anteriores do exame, que ficarão disponíveis na página do Inep/MEC imediatamente após sua aplicação.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Efeito Magnus



A curva descrita pela bola chutada por Roberto Carlos pode ser explicada pela Ciência - trata-se do Efeito Magnus, fenômeno que surge quando uma bola atravessa o ar em movimento giratório. Jogadores de futebol são mestres em fazer uso empírico dessa particularidade interativa que a Física explica racionalmente.A bola desloca-se da direita para a esquerda e gira no sentido anti-horário. Na parte inferior o ar desloca-se com velocidade maior do que na parte superior. Uma propriedade dos fluidos é que, onde a velocidade é maior, a pressão é menor. O diferencial faz surgir uma força que empurra a bola para baixo, representada no gráfico pela seta vermelha.

Mudando o ponto de observação, imagine que você está vendo de cima a bola chutada por Roberto Carlos. A força resultante da interação com o ar faz com que a bola, girando em torno de um eixo vertical, descreva uma curva para a esquerda, além de descer pela ação do peso. Na sequência, a trajetória da bola contornando a barreira e enganando o goleiro da França.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

UFSCar adere ao Sisu

O Conselho Universitário da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) aprovou a entrada da instituição no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) já em 2011. Com isso, a universidade deixará de realizar vestibular próprio.

Segundo o reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, a participação no sistema representa "um avanço para democratização do acesso ao ensino superior": "No modelo de vestibular próprio, as provas eram realizadas em doze cidades. Com o Sisu apoiado na realização do Enem, nós vamos possibilitar que estudantes de todo o país participem do processo seletivo", diz.

É importante lembrar que, agora, os interessados em ingressar na UFSCar devem fazer o Enem. Outras informações podem ser obtidas no site da UFSCar.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Prova de meio de ano da UNESP

A Fundação Vunesp, responsável pelo vestibular da Unesp, divulgou o gabarito e o caderno de questões do exame da primeira fase aplicado no último domingo, dia 13 de junho.

A prova é composta por 90 questões de múltipla escolha, sendo 30 de cada núcleo: ciências humanas (elementos de história, geografia e filosofia), ciências da natureza e matemática (física, química, biologia e matemática) e linguagens e códigos (língua portuguesa, literatura, arte, educação física e língua inglesa).`

Àqueles vestibulandos que pretendem disputar uma vaga da Universidade no final do ano, utilizar essa prova como norteador do estudo é uma boa ideia.

domingo, 13 de junho de 2010

Diga "não" ao não

Vejam o e-mail que recebi da aluna Úlima, do 3ºB:

Professor, eu estava folheando a revista Época (antiga) e vi uma propaganda da Shell que me chamou atenção. Aqui se segue:

"DIGA NÃO AO NÃO. Quem disse que alguma coisa é impossível? Olhe ao redor. O mundo está cheio de coisas que, segundo os pessimistas, nunca teriam acontecido. "Impossível." "Impraticável." "Não." E ainda assim, sim. Sim, Santos Dumont foi o primeiro homem a decolar a bordo de um avião, impulsionado por um motor aeronáutico. Sim, Visconde de Mauá, um dos maiores empreendedores do Brasil, inaugurou a primeira rodovia pavimentada do país. [...] O QUE É NECESSÁRIO PARA TRANSFORMAR O NÃO EM SIM? CURIOSIDADE. MENTE ABERTA, VONTADE DE ARRISCAR. E QUANDO O PROBLEMA PARECE INSOLÚVEL, QUANDO O DESAFIO É MUITO DURO, DIZER: VAMOS LÁ."

A parte em maiusculo foi o que me chamou atenção! Boa noite!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Inscrições para o ENEM 2010 começam no dia 21 de junho

As inscrições para o Enem de 2010 começam em 21 de junho e vão até 9 de julho, somente pela internet. A prova será aplicada nos dias 6 e 7 de novembro.

No momento da inscrição, é necessário informar o número de CPF. O aluno que ainda não possui esse documento, deve providenciá-lo o mais rápido possível. A taxa de inscrição custará R$ 35.

As provas terão a mesma estrutura do ano passado. Vão abranger as áreas de linguagens e códigos, ciências da natureza, matemática e ciências humanas. O exame terá quatro provas objetivas de múltipla escolha, com 45 questões cada uma, e redação. A novidade este ano serão as questões de língua estrangeira (inglês ou espanhol) na área de linguagens e códigos.

No primeiro dia do exame, um sábado, serão aplicadas as questões de ciências da natureza e ciências humanas. A prova começa às 13h e vai até as 17h30. No domingo, das 13h às 18h30, será a vez de matemática, linguagens e códigos e da redação.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Corpos - A exposição

Era de se esperar que o médico Roy Glover decidisse voltar ao Brasil com sua exposição de corpos e órgãos humanos. Da primeira vez que trouxe seu trabalho ao país, 670 mil pessoas foram conhecer o intrigante método de preservação e dissecação do professor de anatomia americano, lotando a mostra "Corpo humano - real e fascinante" em São Paulo e no Rio.

Quem não viu há três anos tem uma nova oportunidade para conhecer em detalhes a anatomia humana em "Corpos - A exposição" na Oca, no Parque do Ibirapuera. E quem já viu pode voltar e se assombrar com algumas novidades, como a parte dedicada a fetos de diferentes tamanhos e estágios de desenvolvimento, um corpo apresentado em cortes transversais como o que os médicos veem em uma ressonância magnética, ou o complexo e imenso sistema de veias, vasos e artérias que formam um corpo adulto.

A exposição está na Oca (Parque do Ibirapuera - Portão 3) de 21 de maio a 8 de agosto de 2010. De segunda a sexta, das 10h às 20h. Sábados, domingos e feriados das 9h às 20h. R$ 40. Site oficial: http://www.corpos-sp.com.br/

Vale a pena conferir!

sábado, 5 de junho de 2010

Ciências da computação ganha carreira própria na Fuvest

Os candidatos que prestarem vestibular para ciências da computação na USP terão uma novidade neste ano: o curso ganhou carreira própria - fora da carreira de engenharia na Escola Politécnica - e eles ficarão dispensados da prova de química de conhecimentos específicos na segunda fase da Fuvest. A mudança foi decidida em uma reunião na semana passada entre a direção do curso e a Pró-Reitoria de Graduação da universidade.

O curso, apesar de praticamente todo ministrado no IME (Instituto de Matemática e Estatística), estava até o último vestibular vinculado à Poli. A nova carreira, que se chamará Computação, também deve englobar sistemas de informação, ministrado na EACH (Escola de Artes, Ciências e Humanidades, na USP-Leste).

Segundo o coordenador de ciências da computação, Marco Dimas Gubitoso, a ideia é trazer "mais gente interessada pelo curso", e é difícil saber como ficará a concorrência na Fuvest. No último vestibular, a disputa foi de 12,98 candidatos por vaga em toda a carreira. "Pode subir um pouco. Nós temos uma expectativa de ter pelo menos 15 para 1. Por outro lado, por ser uma carreira mais definida, não sei dizer como a coisa fica. Com certeza, o fato de ciências da computação ficar separado deve chamar a atenção para o curso."

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Palestra dos professores Dutra e Jorge na USP

No dia 12 de junho, os professores Dutra (Língua Portuguesa e Literatura) e Jorge (História, Filosofia e Sociologia) ministrarão a palestra "A depressão ultrarromântica na era do avatar", abordando o rito de passagem da idade juvenil para a adulta, considerando-se o contexto do Romantismo e da Pós-Modernidade. O evento ocorrerá no IME (Instituto de Matemática e Estatística da USP), na Cidade Universitária, das 8h40min às 10h, e será transmitido pela TV Web.

A palestra faz parte do II Torneio Juvenil de Robótica e I Simpósio de Temas em Tecnologia e Currículo, que acontecerão, durante todo o dia 12, no Departamento de Ciência da Computação da USP, no IME.

Maiores detalhes sobre o evento estão disponíveis no site http://www.torneiojrobotica.com.br/.

Para assistir à palestra é necessário fazer inscrição para a "Oficina da cidadania", no endereço http://festanostra.blogspot.com/.