terça-feira, 28 de setembro de 2010

Começou a colheita!

Hoje, no final da tarde, minha sala foi invadida, aos gritos, por três alunos radiantes com a aprovação no vestibular 2011 da Universidade Anhembi-Morumbi - considerada pelo Guia do Estudante (Editora Abril) como uma das melhores opções nos cursos em que esses alunos foram aprovados.

Da esquerda para a direita:

- José Henrique Barreto: GASTRONOMIA

- Beatriz Mitsue Takei: MODA

- Luiz Simino Neto: PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Parabéns! Esse é só o prenúncio dos bons ventos que ainda virão!


segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Escher e a Fita de Moebius

A obra de Escher sempre surpreende e, mesmo depois da primeira leitura, volta a exigir atenção e em alguns casos a inquietar. É quase impossível tirar os olhos das escadas que não levam a lugar nenhum ou das quedas d'água que contrariam as leis da física.

A fita de Moebius também causa estranheza, e Escher não podia ficar insensível a essa complexa singularidade espacial, perpetuada por ele na xilogravura abaixo.
Maurits Cornelis Escher (1898–1972) foi um artista gráfico cujas obras incluíram um teor considerável de matemática. Embora tenha iniciado os estudos com vistas à arquitetura, logo optou por desenvolver-se nas artes gráficas onde buscou representar suas criações em três dimensões no plano bidimensional do papel. Os rumos de sua obra, baseada na divisão regular do plano em figuras geométricas, tiveram início com uma visita a Alhambra, em Granada. Os azulejos mouros trouxeram inspiração para a criação de superfícies com figuras geométricas. No trabalho de Escher as texturas abandonaram o abstracionismo para ganhar vida através de figuras concretas existentes na natureza, pássaros, peixes, répteis, etc. Escher trabalhou com as leis da perspectiva para produzir surpreendentes efeitos de ilusão de óptica e, sem ser profundo conhecedor de matemática e de física, incorporou estas áreas do conhecimento em sua arte.

Para saber mais sobre Escher, clique aqui e aqui.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Cursos da área de Comunicação

É muito comum encontrar alunos com tendência bastante acentuada para cursos da área de comunicação, mas que não sabem que curso escolher. As opções são jornalismo, publicidade, rádio e TV, relações públicas, editoração e cinema.

Para quem vive essa dúvida, é importante lembrar que a comunicação se apoia em três pilares: a informação, a criação e os negócios. Nas habilitações, essas três bases acabam se mesclando, mas cada curso enfatiza uma delas, conforme sua natureza.

Jornalismo e editoração, por exemplo, são carreiras que primam pela informação. Mas isso não quer dizer que o jornalista não tenha que ser criativo nem que ele não precise pensar comercialmente numa situação.

Já os cursos de relações públicas, publicidade e markenting são mais relacionados à área de negócios. Algumas atividades do publicitário, no entanto, são intimamente ligadas à criação. A arte de criar, aliás, é fundamental para quem cursa cinema e rádio e TV.

Perfil das seis principais carreiras da área:

Publicidade e Propaganda / Marketing:
O publicitário é o profissional que divulga produtos, serviços, marcas e ideias, por isso, uma das características mais valorizadas na profissão é a criatividade.

Editoração:
Forma profissionais atuantes em produção, processamento e divulgação da informação publicada em qualquer meio; a internet e a necessidade de publicação de textos nos meios digitais têm feito com que os produtores editoriais não encontrem dificuldade para se inserir no mercado.

Rádio e TV:
O profissional trabalha, principalmente no rádio e na TV, mas também em produtoras de áudio e vídeo; entre as funções que um radialista pode exercer estão a direção de imagem, som, elenco e fotografia, além de atuar como roteirista e produtor.

Cinema:
Quem estuda cinema pode atuar nas áreas de direção, roteiro, fotografia, produção de filmes, documentários, vídeos institucionais, além da teoria e da crítica cinematográfica.

Jornalismo:
A maior parte dos recém-formados vai trabalhar em assessorias de comunicação; há também postos mais tradicionais, como redações de jornais, revistas, sites e em emissoras de rádio e de televisão.

Editoração:
O profissional é responsável por cuidar da imagem externa da organização onde trabalha. Formados podem trabalhar na área de comunicação das empresas, com pesquisas de opinião e imagem, elaboração do planejamento da comunicação institucional ou ainda na promoção de eventos.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Mackenzie promove orientação profissional no sábado

A Universidade Presbiteriana Mackenzie promove neste sábado (25), das 9h às 17h, o Mackenzie Day, um evento gratuito de orientação profissional aos vestibulandos.

No dia, os visitantes poderão conhecer de perto cerca de 30 cursos de graduação que a instituição oferece. No período da tarde, das 13h30 às 14h30, haverá também um simulado para os jovens e muitas oficinas: criação de games, encenação de júri e jogo da Bolsa de Valores.

Confira a programação completa pelo www.mackenzieday.com.br. Não é mais possível se inscrever pela internet, mas ainda é possível fazer a inscrição pessoalmente no dia do evento. O Mackenzie Day ocorre na na rua Itambé, 135, em Higienópolis, centro de São Paulo.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Valeu, Terceirão!

Segundo Aristóteles, a grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las.

É com esse espirito que recebo, agradecido e honrado, a homenagem que hoje me foi feita. Recebo menos pelo mérito pessoal e mais como um tributo aos professores da Escola, que se tornaram, ao longo desses anos, amigos e aliados dos alunos.

E, lisonjeado, passo agora a preocupar-me em continuar merecedor das honras recebidas.

Obrigado!

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Fita de Moebius, caminho infinito

A Fita de Moebius é um tipo de objeto que representa uma superfície contínua, onde não existe lado interno e externo. Existe um lado único. Deve seu nome ao alemão August Ferdinand Moebius (1790 – 1868), matemático, físico e astrônomo.

Moebius iniciou o curso de Direito, por influência de sua família. Mais tarde passou a estudar Matemática, Física e Astronomia. Trabalhou como professor durante 50 anos. Seu estudo sobre a faixa de Moebius deu origem ao ramo da Matemática chamado Topologia.

A fita de Moebius é também usada como uma representação do infinito.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Unicamp publica provas comentadas do vestibular 2010

A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) divulgou as provas comentadas do processo seletivo 2010 da Unicamp. Além dos comentários, também estão disponíveis exemplos de resoluções abaixo e acima da média.

Estão disponíveis, também, as provas de aptidão para arquitetura, artes cênicas, artes visuais, dança e música. Vejam!

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Curso de Moda

Tenho conversado com alguns alunos interessados em cursar faculdade de Moda e que se dizem receosos com o mercado de trabalho e apreensivos quanto ao aparecimento de oportunidades.

Há um vídeo que mostra o psicólogo e orientador vocacional Leo Fraiman falando, quase com as mesmas palavras, o que tenho dito a vocês. Vejam!

domingo, 12 de setembro de 2010

Cásper promove discussão literária e cinematográfica para o vestibular

A Cásper Líbero promove anualmente discussões sobre as obras literárias e cinematográficas cobradas em seu vestibular. A cada semana, professores debatem os principais pontos dos livros e filmes e tiram dúvidas dos vestibulandos.

Os interessados em cursar algum curso da faculdade podem ainda participar do "Sábado na Cásper". No dia 2 de outubro, quatro professores irão apresentar aos estudantes as principais características dos cursos de jornalismo, publicidade e propaganda, relações públicas e rádio e tv, falar sobre a grade curricular e o mercado de trabalho. As vagas são limitadas e não há taxa, mas é preciso levar um pacote de leite em pó.

Confira as obras, datas e período de inscrição:

Literatura:
- "Laços de Família", de Clarice Lispector - 17/9, às 15h. Inscrições: a partir de 14/9, às 15h
- "Dois Irmãos", de Milton Hatoum - 28/9, às 15h. Inscrições: a partir de 23/9, às 15h
- "50 Poemas Escolhidos Pelo Autor", de Manuel Bandeira - 15/10, às 15h. Inscrições: a partir de 06/10, às 15h
- "Os da Minha Rua", de Ondjaki - 22/10, às 15h. Inscrições: a partir de 19/10, às 15h

Cinema:
- "Rede de Intrigas", de Sidney Lumet - 11/9, às 10h. Inscrições: a partir de 08/9, às 15h
- "O Bandido da Luz Vermelha", de Rogério Sganzerla - 25/9, às 10h. Inscrições: a partir de 21/9, às 15h
- "Arquitetura da Destruição", de Peter Cohen - 16/10, às 10h. nscrições: a partir de 13/10, às 15h
- "Santiago", de João Moreira Salles - 23/10, às 10h. Inscrições: a partir de 20/10, às 15h

Mais informações em www.casperlibero.edu.br.

sábado, 11 de setembro de 2010

Sesc Pinheiros realiza leitura dramática de livros cobrados por USP e Unicamp

Três dos livros cobrados como leitura obrigatória nos vestibulares de USP e Unicamp ganharão leituras dramáticas no Sesc Pinheiros, a partir da próxima semana: "Auto da Barca do Inferno", "O Cortiço" e "Dom Casmurro". As apresentações são gratuitas e abertas ao público.

A adaptação dos textos foi feita pelo grupo Teatro Kaus, que vai encenar trechos selecionados das obras, além das partes mais marcantes de cada trama.

Confira a programação:
- 14/9, às 20h: "Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente;
- 21/9, às 16h: "Dom Casmurro", de Machado de Assis;
- 28/9, às 16h: "O Cortiço", de Aluísio Azevedo.

As apresentações levam duas horas e acontecem no auditório do Sesc Pinheiros (rua Paes Leme, 195, 3º andar, Pinheiros, SP). O ingresso deve ser retirado na bilheteria, com uma hora de antecedência.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Terceirão 2010

Pessoal,

Conforme combinado, estamos reunindo fotos para o clipe.
Criamos um e-mail com essa finalidade: formandos.arg@hotmail.com.
Envie as suas!

Abs.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Abertas as inscrições para o vestibular 2011 da Unesp

A Unesp iniciou hoje as inscrições para o processo seletivo 2011. Os interessados devem se inscrever pela internet, até as 16h do dia 8 de outubro. A taxa custa R$ 110.

Neste ano, são oferecidas 6.484 vagas em 155 cursos disponíveis em 19 cidades do Estado de São Paulo. O candidato pode optar pelo uso da nota da parte objetiva do Enem 2009 ou 2010 para compor a nota da prova de conhecimentos gerais da Unesp. Veja detalhes sobre o uso do Enem aqui.

As provas serão realizadas em duas fases. O cartão de convocação para a primeira fase estará disponível para consulta a partir de 22 de outubro. Os locais de prova da segunda fase poderão ser conferidos a a partir de 30 de dezembro. O candidato também poderá obter informação sobre o local de prova pelo Disque Vunesp (11) 3874-6300, em dias úteis, das 8h às 20h.

Os exames da primeira fase serão aplicados no dia 14 de novembro, das 14h às 18h30. A prova é composta por 90 questões objetivas, divididas em 30 perguntas para cada uma das áreas:
- Linguagens e Códigos: língua portuguesa e literatura, língua inglesa, educação física e arte;
- Ciências Humanas: história, geografia e filosofia;
- Ciências da Natureza e Matemática: biologia, física, química e matemática.

A segunda fase será realizada nos dias 19 e 20 de dezembro, a partir das 14h. O candidato deverá responder 36 questões discursivas e uma redação em gênero dissertativo. Cada prova terá duração de 4h30.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Coragem! Falta pouco!

Trabalhamos muito, e ainda estamos trabalhando para que cada um atinja, no final do ano, a sua meta individual.

Alguns têm objetivos grandes, uns são mais ambiciosos, outros um pouco menos, mas todos estão procurando "um lugar ao sol". Pela primeira vez estão decidindo as suas próprias vidas, uns com o apoio incondicional dos pais, e outros nem tanto.

Alguns estudaram com seriedade e afinco desde a 1ª série do Ensino Médio, já pensando no vestibular; outros começaram um pouco mais tarde, mas todos estão, agora, com a sensação de que não fizeram o suficiente - é o sentimento de débito que toma conta do pré-vestibulando às vésperas da prova.

Estamos juntos nessa! Somos uma equipe, um time! E temos, nesse momento, que agir como o time vencedor que somos. Não podemos permitir desânimo. Não conhecemos a palavra "desistir". Só conhecemos "trabalho" e "sucesso".

Falta pouco! Na verdade, falta muito pouco.

Anime-se! Estude bastante, estude muito, reserve momentos de descanso, mantenha atividades de lazer, durma bem e alimente-se adequadamente. A recompensa virá. E logo.

Contem uns com os outros nessa reta final. E contem, todos, comigo!

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Abertas as inscrições para o vestibular 2011 da UNIFESP

A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) iniciou hoje as inscrições para o processo seletivo misto 2011. São oferecidas 628 vagas para sete cursos com duas fases de seleção, sendo a primeira fase composta pela nota do Enem. Os interessados devem se inscrever pela internet, até às 16h de 30 de setembro. A taxa custa R$ 80.

O curso de medicina, que no ano passado teve uma concorrência de mais de 116 candidatos por vaga, faz parte dessa seleção. Veja todos os cursos ofertados pelo sistema misto:

Campus Diadema
Ciências Biológicas (bacharelado)
Engenharia Química (bacharelado)

Campus Guarulhos
Letras (bacharelado e licenciatura), habilitação em: português, português/espanhol, português/francês e português/inglês

Campus São Paulo
Ciências Biológicas - modalidade médica (bacharelado)
Enfermagem (bacharelado)
Fonoaudiologia (bacharelado)
Medicina (bacharelado)

A Unifesp oferece outras 1.720 vagas (28 opções de cursos oferecidos em 5 campi) pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do MEC, que usa exclusivamente a nota do Enem.