quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Locais de prova do Enem

Os candidatos que não receberam o cartão de confirmação de inscrição do Enem devem imprimir o documento no site do Inep. A apresentação é obrigatória no dia da prova, segundo o edital.

O prazo para recebimento do cartão por meio dos Correios terminou na segunda-feira, dia 25. Além do número da inscrição, o documento traz também as informações sobre o local onde o estudante fará as provas, marcadas para 6 e 7 de novembro.

No que diz respeito ao local de prova, não há como solicitar alteração, segundo o edital. Casos como o do Luiz (3ºB), que mora em São Miguel e fará a prova em PIRITUBA, infelizmente não têm mesmo solução.

Parabéns ao Inep e ao MEC pela organização do exame!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Parabéns aos aprovados no Barro Branco!

Saiu, na última sexta-feira, a lista dos aprovados na Prova de Escolaridade do vestibular 2011 da Academia de Polícia Militar do Barro Branco.

Parabéns aos alunos aprovados:
  • Guilherme Fernandes de Souza - 3º C
  • Rodolfo Medeiros de Aquino - Curso Manhã
  • Francine Lopes Almeida - Curso Manhã

Agora, é preparar-se para a prova de aptidão física.

domingo, 24 de outubro de 2010

Sisu deve começar a rodar em 20 de janeiro

A secretária de Educação Superior do MEC, Maria Paula Dallari, disse que o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) deve começar a rodar “por volta do dia 20 de janeiro” de 2011. O sistema utiliza das notas do Enem para o preenchimento de vagas em pelo menos 22 universidades federais.

Segundo Maria Paula, devem ser oferecidas cerca de 80 mil vagas, mas o número ainda precisa ser fechado. O Sisu, afirma a secretária, vai rodar exatamente da mesma maneira da seleção do segundo semestre deste ano: na inscrição, o estudante poderá fazer até duas opções de curso e instituição, em ordem de preferência, e alterá-las durante o período de inscrições, com base na nota de corte divulgada ao fim de cada dia. Cada alteração invalida a opção feita anteriormente.

Terminado o período de inscrições, haverá três chamadas subsequentes. Os selecionados na primeira opção não serão convocados nas chamadas posteriores – nem mesmo aqueles que não fizeram a matrícula. Ao fim das três chamadas, caso ainda haja vagas, as instituições convocarão os candidatos a partir da lista de espera gerada pelo sistema.

sábado, 23 de outubro de 2010

Vunesp divulga locais de prova do vestibular 2011 da UNESP

A Unesp divulgou os locais de prova da primeira fase do vestibular 2011. O candidato pode fazer a consulta na internet ou pelo Disque Vunesp (3874-6300), em dias úteis, das 8h às 20h.

Os locais de prova da segunda fase poderão ser conferidos a partir de 03 de dezembro.

Os exames da etapa inicial serão aplicados em 14 de novembro, das 14h às 18h30. A prova é composta por 90 questões objetivas. A segunda fase será realizada em 19 e 20 de dezembro, a partir das 14h, com 36 questões discursivas e uma redação em gênero dissertativo. Cada prova terá duração de 4h30.

Os candidatos aos cursos de arquitetura e urbanismo (Bauru), arte-teatro, artes visuais, design, educação artística, educação musical e música deverão realizar provas de habilidades específicas. As datas, horários e locais de prova poderão ser consultados a partir do dia 3 de dezembro.

O resultado está previsto para 3 fevereiro de 2010.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

A periculosidade do LÁPIS

Os Cartões de Confirmação da Inscrição do Enem 2010 já começaram a chegar à casa dos candidatos e, com eles, a novidade: nada de relógios, lápis e borracha no Enem deste ano.

O item número 13 do edital proíbe o vestibulando de levar para a prova qualquer objeto que possa colocar em risco a segurança da prova. Leia o texto na íntegra:

"Durante a realização da prova não será admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os inscritos, nem a utilização de lápis, borracha, apontador, lapiseira, grafite, livros, manuais, impressos, anotações, máquinas calculadoras e agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, pagers, bip, walkman, gravador, mp3 ou similar, relógio, ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens."

E mais: no cartão de confirmação, há a informação de que a caneta a ser levada no dia da prova deve ser "de tinta preta e corpo transparente".

Sendo assim, o candidato deve comparecer ao local do exame munido apenas de:

  • documento de identidade;
  • cartão de confirmação da inscrição;
  • caneta preta de corpo transparente.

Todas essas medidas, de acordo com o Inep, são para manter a segurança e credibilidade do exame.

Alegra-nos o fato de ainda não haver qualquer restrição quanto às roupas dos candidatos.


quinta-feira, 21 de outubro de 2010

UFSCar define como utilizará o Enem em seu vestibular

A UFSCar (Federal de São Carlos) divulgou hoje o documento que define como será sua participação no SISU, o sistema do Ministério da Educação que seleciona candidatos com base na nota do Enem e que será utilizado pela universidade para preencher as vagas de 2011.

Foram definidas as notas mínimas para cada uma das provas do Enem, em cada opção de curso. Por exemplo: quem concorre a uma vaga em medicina, o curso mais disputado da UFSCar no último processo seletivo, precisa tirar uma nota melhor nas provas de ciências da natureza e suas tecnologias e linguagens, códigos e suas tecnologias, que terão peso dois na classificação. Já redação, matemática e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, nesse caso, têm peso 1.

O documento com todas as informações está disponível em http://www.ufscar.br/.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A grama do vizinho é mais verde?

Em tempos difíceis, de incertezas e dúvidas, olhamos para o lado e a grama do vizinho parece sempre mais verde.

Em geral, enxergamos com facilidade os nossos defeitos, conhecemos bem os nossos pontos fracos, sabemos exatamente onde devemos melhorar e o que está faltando. E é bom que saibamos tudo isso. Aliás, é essencial. Essencial para que possamos melhorar, progredir e avançar rumo ao objetivo traçado.

A maioria de nós tem, no entanto, dificuldades para perceber os pontos fortes, enxergar as qualidades, reconhecer que é muito bom em algo ou que faz, melhor do que ninguém, determinada tarefa.

Rumo ao final de outubro, é hora de reconhecer o trabalho feito durante o ano e alegrar-se por pertencer a um time campeão. É hora de sentir a confiança e a segurança transmitida por aqueles cuja história é de sucesso. É hora de perceber que você está construindo o seu castelo, e que as obras estão em ritmo acelerado. Não podem parar!

Há muitas pessoas torcendo por você, mas o líder da sua torcida tem que ser você mesmo!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Guia sobre o Enem 2010

O Inep divulgou hoje um guia com as principais dúvidas sobre o Enem 2010, que acontece nos dias 6 e 7 de novembro.

De acordo com o roteiro, não será possível alterar nem cidade nem local de prova, e, tampouco, os dados cadastrais. Além disso, o caderno trará as duas provas de língua estrangeira. Por conta disso, o candidato deve redobrar a atenção na hora de marcar o gabarito.

domingo, 17 de outubro de 2010

UFSCar oferece 900 vagas para cursos a distância

Estão abertas até o dia 20 as inscrições para o vestibular a distância da UFSCar (Federal de São Carlos), que oferece 900 vagas para 2011. Os interessados devem se inscrever pelo site www.vunesp.com.br. A taxa é de R$ 75.

A prova será no dia 15 de novembro, na cidade-sede do polo presencial do curso para o qual o candidato se inscreveu.

A universidade oferece vagas para os cursos de educação musical (polo presencial em Barretos, Itapetininga e Jales), engenharia ambiental (Itapetininga, Jales e São José dos Campos), pedagogia (Bálsamo, Itapevi, Jandira, São José dos Campos, Jales e Tarumã), sistemas de informação (Itapevi, Jandira, São José dos Campos, São Carlos e Tarumã) e tecnologia em produção sucroalcooleira (Barretos, Itapetininga e Tarumã).

Informações pelo telefone (11) 3874-6300, das 8h às 20h.

sábado, 16 de outubro de 2010

Provas do Barro Branco

No último domingo, dia 10 de outubro, mais de 9000 alunos fizeram a Prova de Escolaridade da Academia de Polícia Militar do Barro Branco.

Veja as provas:

Estão sendo oferecidas 90 vagas (60 para homens e 30 para mulheres). O candidato deve ter, no máximo, 26 anos (exceto se for integrante da PM) e ter concluído o ensino médio.

O resultado da prova de escolaridade será divulgado em 22 de outubro. No dia 26 do mesmo mês os candidatos classificados deverão comparecer em local que ainda será informado para a divisão de turmas para as demais etapas do concurso.

A seleção terá outras cinco etapas, realizadas pela Polícia Militar: prova de condicionamento físico, exames de saúde, exames psicológicos, investigação social e análise de documentos e títulos.

Outras informações podem ser obtidas no edital ou pelo site da Vunesp.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Abertas as inscrições para o vestibular 2011 da PUC-SP

Estão abertas, desde ontem, as inscrições para o processo seletivo 2011 da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Os interessados devem se cadastrar pela internet até 16 de novembro. A taxa custa R$ 120.

O processo seletivo oferece vagas para cursos de seis instituições: PUC-SP, Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, Faculdade de Medicina de Marília, Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein, Faculdades Integradas Rio Branco e Faculdade Santa Marcelina.

O exame será aplicado no dia 5 de dezembro, no período da tarde. Serão 45 questões objetivas comuns a todos os cursos, três perguntas dissertativas, de disciplinas específicas para cada área e uma redação.

A nota do Enem 2010 não será utilizada nesse vestibular, pois a divulgação dos resultados do exame será depois da data prevista para a primeira chamada da PUC-SP.

Confira a lista de leituras obrigatórias para as provas:
Antologia Poética - Vinicius de Moraes;
Capitães da Areia - Jorge Amado;
Dom Casmurro - Machado de Assis;
O Cortiço - Aluísio de Azevedo;
Vidas Secas - Graciliano Ramos.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Nobel de Física

Acaba de sair o Nobel de Física 2010. Os vencedores são os russos Andre Geim e Konstantin Novoselov pelo trabalho com o Grafeno, um "primo" bidimensional do Grafite, uma espécie de folha que consiste em arranjos hexagonais de átomos de carbono manipulados nanotecnologicamente.

Para saber mais, acesse o blog Física na Veia - há uma explicação bastante clara e didática sobre o assunto.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Inep começa a enviar cartões com locais de prova do Enem 2010

O Inep começa a enviar hoje, via correio, os cartões de confirmação com os locais de prova do Enem 2010. Os cartões serão enviados até o dia 25 de outubro.

A consulta pela internet ainda não tem uma data definida para ser liberada.

O exame acontece nos dias 6 e 7 de novembro. O cartão vai trazer informações sobre o local onde o inscrito realizará o exame, seu número de inscrição e sua senha de acesso aos resultados individuais, além da folha de leitura óptica para as respostas do questionário socioeconômico.

Os resultados do Enem 2010 devem ser divulgados até dia 15 de janeiro.

sábado, 2 de outubro de 2010

Bienal de Artes de São Paulo

Está no Parque do Ibirapuera (no Pavilhão da Bienal) a 29ª edição da tradicional Bienal de Artes de São Paulo. Uma das mais importantes mostras artísticas do planeta, a Bienal reúne mais de 800 obras criadas por 159 artistas, dentre as quais há um claro predomínio de vídeos e fotografias, seguindo tendência de mostras internacionais do gênero. As obras ficarão expostas até 12 de dezembro. A entrada é gratuita.

Este ano, a Bienal de São Paulo, cujo título reproduz verso do poeta Jorge de Lima - "Há Sempre Um Copo de Mar para o Homem Navegar" -, traz as obras sob o signo de um conceito abrangente: a relação entre arte e política.

Com investimentos de R$ 30 milhões, divididos entre o poder público e a iniciativa privada, esta edição da mostra reúne nomes badalados do circuito internacional, que vão desde a belga Chantal Akerman e a norte-americana Nan Goldin até os cineastas Jean Luc-Godard, lenda da nouvelle vague, e Apichatpong Weerasethakul, vencedor da Palma de Ouro em Cannes neste ano, que também desenvolve trabalhos em outros suportes.

Entre os nomes da arte brasileira, o evento promove um resgate oportuno e bem articulado de algumas das figuras mais importantes das vanguardas nacionais, como Flávio de Carvalho, Hélio Oiticica, Lygia Pape e Cildo Meirelles, ao mesmo tempo em que aposta em novos artistas, como o mineiro Matheus Rocha Pitta e a carioca Alice Miceli, ambos de apenas 30 anos.

Imperdível!