quarta-feira, 30 de março de 2011

2012 terá Enem aplicado em duas datas

O Enem terá duas edições somente a partir de 2012, com provas em maio e outubro. O MEC (Ministério de Educação) já descartou duas edições da prova neste ano.

A realização de duas provas por ano havia sido apontada pelo ministro Fernando Haddad como uma maneira de reduzir os seguidos problemas que o Enem vem enfrentando. O MEC cogitava a possibilidade de aplicar os dois exames já em 2011. A licitação com a gráfica que imprime o Enem permitia que isso acontecesse agora - já que o contrato foi assinado para a realização de duas provas.


domingo, 27 de março de 2011

quinta-feira, 24 de março de 2011

Museu de ciência e tecnologia Catavento terá entrada gratuita e programação especial neste sábado

O Catavento Cultural e Educacional, museu de ciência e tecnologia da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, traz uma programação especial neste sábado, quando comemora dois anos de fundação.

Além de a entrada ser gratuita, haverá apresentação do grupo Coral da Gente, formado por crianças e adolescentes da comunidade de Heliópolis (zona sul de SP). Os visitantes ainda podem conferir 250 atrações que incluem, por exemplo, uma maquete gigante do sol, uma caverna e aquários de água salgada com anêmonas e peixes carnívoros e venenosos.

Parte das atrações está ligada à história e evolução de São Paulo, como a carroça-pipa com rodas de ferro, importada da cidade de Milão (Itália) na década de 1870 e utilizada na limpeza das vias de terra da cidade até o início do século 20.

O museu funciona das 9h às 17h e fica na praça Ulisses Guimarães, s/n, Parque Dom Pedro 2º, São Paulo.

Outras informações no site www.cataventocultural.org.br.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Debate na USP sobre as revoluções nos países árabes no século 21

O Centro de Estudos Árabes e o Departamento de Letras Orientais da USP realizam no dia 30 de março, às 18h, um debate sobre as revoluções nos países árabes no século 21.

O debate contará com a presença dos professores Deisy Ventura (IRI-USP), Mamede Mustafa (DLO/FFLCH-USP), Osvaldo Coggiola (DH/FFLCH-USP), Isabele Somma (doutoranda em história social na FFLCH-USP) e Luiz Gustavo Porfírio (pós-graduando na FFLCH-USP).

O evento será na FFLCH-USP, no auditório da história (rua do Lago, 717, Cidade Universitária).

terça-feira, 22 de março de 2011

Churrasco!

No dia 3 de abril, domingo, a partir do meio-dia, realizaremos o tradicional churrasco de confraternização para os ex-alunos do 3º colegial e Cursinho de 2010.

Divulguem, avisem os colegas!

Será um grande momento para nos reencontrarmos!

Espero vocês lá!

segunda-feira, 21 de março de 2011

Eu no Twitter!

Pois é, rendo-me!

Fiz alguns testes com o Twitter há algum tempo, e não me adaptei àquela situação de fazer comentários breves e constantes. Optei pelo blog por achá-lo mais adequado ao meu perfil e às minhas necessidades.

Estar onde os alunos estão e levar até eles as informações e orientações necessárias são, e sempre foram, o objetivo da minha atividade virtual, na "nuvem".

Diante do argumento, apresentado por alguns alunos, de que o Twitter agilizaria a divulgação das informações que ponho no blog, resolvi render-me a ele.

Para os que quiserem "me seguir", meu endereço é @BragaAlex.

domingo, 20 de março de 2011

Exercícios para a Prova de Matemática

A prova de matemática do 3º colegial está pronta (hehehe), e "sobraram" alguns exercícios. São aqueles que quase entraram na prova, mas acabaram ficando de fora.

Clique aqui para ver esses exercícios.

quinta-feira, 17 de março de 2011

IED realiza evento gratuito sobre moda em abril

O IED (Istituto Europeo di Design) realizará nos dias 14 e 15 de abril o ModaCamp, encontro que traz apresentações, debates e palestras sobre o mercado de moda. O evento conta com a participação de 21 profissionais da área, entre estilistas, jornalistas e blogueiros.

Os interessados devem se inscrever na sede do IED (Rua Maranhão, 617 - Higienópolis). A participação é gratuita.

O ModaCamp também terá um espaço de discussão virtual no site www.modacamp.net, onde palestrantes vão escrever artigos, postar comentários e abrir debates.

Outras informações pelo telefone 3660-8000.

terça-feira, 15 de março de 2011

Prova de Matemática do 3º colegial

A primeira prova de Matemática do 3º colegial de 2011 será no dia 28 de março.

Alguns alunos têm-me procurado, nos últimos dias, solicitando uma cópia da primeira prova do ano passado. Expliquei a todos eles que não há a menor possibilidade de os exercícios serem parecidos. Entretanto, diante da alegação de que a prova passada serviria como "lista de exercícios", resolvi disponibilizá-la neste espaço.

Clique aqui para fazer o download.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Novo curso vai formar profissionais do samba

São Paulo vai formar profissionais do samba a partir deste ano. A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo e o Instituto do Carnaval do Rio se uniram para trazer para a capital paulista o primeiro curso de nível superior de Tecnologia em Carnaval, com duração de dois anos.

No Rio, a formação em "gestor de carnaval" existe desde 2005. Aqui, a profissionalização da folia está prevista para chegar ainda neste semestre, com pelo menos três turmas, de 20 alunos cada. As entidades ainda vão fechar parceria com uma universidade paulistana, cujo nome não foi revelado.

O curso terá quatro partes:
  • Humanas: engloba sociologia, antropologia e história do Carnaval.
  • Artes Plásticas: história da arte, figurino (fantasia e alegoria) e cenografia.
  • Planejamento: organização do desfile na avenida e eventos relacionados.
  • Gestão: questões administrativas e financeiras do Carnaval.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Puxão de Orelhas

Gostei muito da reportagem "Os cabeças-sujas e seu mundinho", de Sandra Brasil, na Revista Veja desta semana (edição nº 2207).

O texto descreve o quão mal-educados são os brasileiros que não mantém hábitos de higiene em locais públicos, condena o flagrante descaso com o bem público e denuncia que o brasileiro não nutre nenhum senso de dever sobre os espaços que compartilha com os outros - um claro sinal de atraso.

Quero destacar, aqui, um trecho da reportagem:

"A pessoa que joga lixo na rua, na calçada ou na praia se revela portadora de uma disfunção mental e social que a inabilita para o sucesso no atual estágio da civilização."

Adorei!

sábado, 5 de março de 2011

Visitas à USP

Terá início no dia 19 de março o programa A USP e as Profissões, que tem como objetivo fornecer subsídios aos estudantes para que, com a ajuda de seus familiares e professores, orientem-se na importante tarefa de optar por uma carreira profissional. Além do catálogo publicado anualmente, o programa compreende as Feiras de Profissões e um calendário de visitas de estudantes do Ensino Médio e cursinhos pré-vestibulares à USP.

Nas visitas monitoradas, os docentes e alunos da Universidade expõem suas opiniões sobre os cursos e as unidades de ensino a que pertencem, mostrando as diferentes atividades que nelas se desenvolvem, tais como cursos de extensão, prestação de serviços à comunidade e promoção de eventos culturais, científicos, tecnológicos e esportivos.

Clique aqui para fazer o download do calendário de visitas à USP.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Mackenzie realiza visita monitorada aos prédios tombados da instituição

Quem tiver interesse em conhecer os prédios tombados do Mackenzie pode participar de visitas monitoradas realizadas pela própria instituição. O Centro Histórico da universidade fica na rua Itambé, 45, Higienópolis, São Paulo.

O passeio é gratuito, mas é necessário agendá-lo com antecedência, na secretaria do Centro Histórico ou pelo telefone 2114-8661.

Desde 2010, o local também abriga uma exposição permanente com fotos, documentos e curiosidades da instituição. A mostra pode ser conferida de segunda a sexta, das 9h às 20h.

Fundado em 1870 como Escola Americana, o Mackenzie teve uma de suas sedes entre as atuais avenidas São João e Ipiranga. Esse endereço, hoje degradado, recebeu a visita de dom Pedro 2º, em 1878. A atual sede fica na rua da Consolação, 930 (centro de São Paulo).

Outras informações em www.mackenzie.br/centrohistorico.html.