quarta-feira, 29 de junho de 2011

Aproveite as suas Férias!

As férias estão chegando, e, com elas, a enorme responsabilidade de planejar bem o que fazer com o "tempo livre".

Estamos todos cansados, é verdade. Mas também é verdade que o final do ano está perto. Em agosto e setembro faremos inscrições para os principais vestibulares, em outubro faremos o Enem e em novembro as provas da Fuvest, Unicamp e Unesp.

É realmente necessário descansar. Precisamos "recarregar as baterias", espairecer, relaxar. Temos que desprogramar o despertador, ficar na cama até mais tarde, sair da "rotina escolar".

Mas descansar durante o mês todo é muita coisa. Além de desnecessário, é imprudente em ano de vestibular. Temos também que estudar.

Você é dono do seu tempo. Organize-o. Planeje o que quer fazer. E faça.

Dividir as férias entre descanso e estudo é possível e bastante saudável. Aproveite para colocar a matéria em dia e reforçar seus pontos fracos.

Temos muito o que fazer no 2º semestre, e precisamos de vocês descansados, estudados e motivados -- cheios de energia para enfrentar a maratona de revisões finais e vestibulares!

Boas férias!

terça-feira, 28 de junho de 2011

USP cria mais 120 vagas de Engenharia

O Conselho Universitário da USP aprovou hoje a criação de três novos cursos de engenharia no campus de Lorena, no interior de São Paulo, e o bacharelado em administração, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), no campus de Piracicaba. Também foi aprovada a transferência da graduação de engenharia de petróleo da Escola Politécnica (POLI), em São Paulo, para Santos, no litoral.

Com a mudança, mais 120 novas vagas em engenharia e outras 40 em administração serão disponibilizadas no próximo vestibular da Fuvest.

Em Lorena, serão 40 vagas para o curso noturno de engenharia de produção, 40 vagas para o curso diurno de engenharia ambiental e 40 vagas para engenharia física no período diurno, graduação inédita na USP.

Atualmente, a Escola de Engenharia de Lorena (EEL), criada em 2006, oferece quatro tipos de curso de engenharia: química (80 vagas no período diurno), industrial química (80 vagas no período noturno), materiais (40 vagas no período diurno) e bioquímica (40 vagas no período diurno).

Engenharia em Santos
O diretor da Poli, José Roberto Cardoso, disse que o curso terá em Santos as mesmas dez vagas que disponibiliza hoje em São Paulo. A meta, no entanto, é aumentar esse número para 50 em curto prazo. Em Santos, o curso funcionará num prédio no bairro Vila Matias, na região central da cidade, que já abrigou uma escola no passado.

De acordo com o diretor da Poli, a transferência preenche uma lacuna na cidade de Santos, que hoje não tem nenhuma unidade de uma universidade pública paulista. O objetivo, segundo Cardoso, é atender a demanda que será gerada pelo grande desenvolvimento da área de petróleo e gás que a Baixada Santista vai ter por causa da instalação da Petrobras, para a exploração do petróleo da camada pré-sal da Bacia de Santos.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Matéria para a prova de Matemática do 3º colegial

FRENTE 1
 Logaritmos
 Módulo
 Combinatória e Probabilidades
 Polinômios

FRENTE 2
 Progressões Aritméticas e Geométricas
 Matrizes e Determinantes
 Sistemas Lineares

FRENTE 3
 Adição e Subtração de Arcos
 Lei dos Senos e Lei dos Cossenos
 Geometria Analítica (até equação da reta)

FRENTE 4
 Semelhança de Triângulos
 Relações Métricas em triângulos retângulos
 Área de figuras planas

terça-feira, 14 de junho de 2011

Fuvest não utilizará notas do Enem no vestibular 2012

A Pró-Reitoria de Graduação da USP descartou o uso das notas do Enem 2011 para composição da nota do vestibular de 2012, realizado pela Fuvest.

A Fuvest costumava usar a nota do Enem para composição da primeira fase do vestibular, mas nos últimos aos vem alegando problemas de calendário. Mais uma vez, o Inep (responsável pela organização do Enem) não garante que o resultado do exame seja divulgado antes dos resultados da primeira fase da Fuvest.

domingo, 12 de junho de 2011

Festa Junina 2011

A Festa Junina da Escola está ficando cada vez melhor. A deste ano foi ótima!

Houve apresentações de bandas de alunos, animando os colegas e dando um ritmo bastante interessante à festa.

Atração à parte, a Quadrilha do Terceirão roubou a cena. Mais de 50 casais (!!!) dançaram ao som da tradicional música de quadrilha mixada com rock, sertanejo e até "macarena".

Brincadeira saudável e entre amigos...diversão garantida!

quinta-feira, 9 de junho de 2011

SISU do 2º semestre abrirá em 15 de junho

As inscrições para o SISU (Sistema de Seleção Unificada) do segundo semestre de 2011 serão realizadas entre os dias 15 e 19 de junho, exclusivamente pela internet, no site http://www.sisu.mec.gov.br/. As informações fora publicadas no Diário Oficial de hoje.

Segundo o MEC, serão ofertadas 26.336 vagas em 19 universidades federais, 23 institutos federais, dois centros federais de educação tecnológica e quatro universidades estaduais.

O horário para inscrição em todos os dias será das 6h às 23h59min. As inscrições são gratuitas. Para participar do processo, é obrigatório ter feito as provas do Enem de 2010.

Para os alunos que estão cursando do 3º ano do Ensino Médio em 2011, o SISU será aberto em janeiro de 2012.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Ensaio da Quadrilha

Hoje fizemos o ensaio da quadrilha (a junina! rs) do Terceirão, com a ajuda da professora Regiane, de Educação Física.

O ensaio foi muito divertido, e todos brincaram de maneira bastante saudável. Foram sessenta minutos de descontração bem no meio do dia, logo após as aulas da manhã e antes dos estudos vespertinos. Adorei!

A Festa Junina, marcada para o próximo sábado, será mesmo imperdível!

Clique aqui para fazer o download das fotos do ensaio.

sábado, 4 de junho de 2011

Barro Branco divulga regras para o Concurso 2012

Saiu hoje, no Diário Oficial do Estado, o edital com as regras do Concurso 2012 da Academia da Polícia Militar do Barro Branco, para o acesso ao curso "Bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública", visando a formação dos Oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

O concurso será composto por seis etapas:
1ª Etapa: Prova de Escolaridade, dividida em duas partes;
2ª Etapa: Prova de Condicionamento Físico;
3ª Etapa: Exames de Saúde;
4ª Etapa: Exames Psicológicos;
5ª Etapa: Investigação Social;
6ª Etapa: Análise de Documentos e Títulos.

As inscrições deverão ser realizadas somente pela internet, no site da Vunesp, no período das 10 horas de 20 de junho de 2011 às 16 horas de 19 de julho de 2011. A taxa de inscrição será de R$ 120,00.

A Prova de Escolaridade será aplicada no dia 11 de setembro, sendo a Parte I no período da manhã e a Parte II no período da tarde.

A Parte I, com duração de 4 horas, constará de 80 questões objetivas de múltipla escolha assim distribuídas: 10 de História, 5 de Filosofia, 5 de Sociologia, 10 de Geografia, 30 de Língua Portuguesa, 10 de Língua Inglesa ou Espanhola, 10 de Matemática.

A Parte II, com duração de 2 horas, será composta de uma dissertação.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Mudanças no vestibular da FUVEST

A FUVEST foi criada em 1977. Nesses 34 anos, as regras do concurso foram alteradas diversas vezes. Poucas vezes, entretanto, achei as alterações tão acertadas.

O fato de a prova da primeira fase voltar a compor a nota final do candidato traz equilíbrio à avaliação, uma vez que os assuntos abordados na primeira e segunda fase são, muitas vezes, complementares. Desprezar a nota de uma prova tão abrangente como a da primeira fase realmente não fazia sentido. Nesse novo modelo, a nota da primeira fase passa a valer 25% do processo -- os outros 75% são divididos entre os três exames da segunda fase. A Fuvest terá, com isso, uma visão mais global do candidato, valorizando uma formação completa.

O aumento no número de acertos mínimos na primeira fase para 27 questões também aponta para a qualidade do candidato. Pelos cálculos da Fuvest, com a antiga nota mínima de 22, um em cada dez alunos que "chutavam" todas as 90 questões passavam para a segunda etapa. Agora, passa a ser de 1 em 100.

Com a mudança no número de convocados para a segunda fase, as carreiras com maior nota de corte -- as mais concorridas -- vão chamar um número maior de candidatos (o número vai variar de 2 a 3 vezes o número de vagas). Segundo a pró-reitora de graduação da USP, Telma Zorn, com essa mudança, o candidato que ficará de fora -- já que, antes, sempre três por vaga passavam -- é aquele que não seria mesmo aprovado. Com menos candidatos na segunda fase, ela espera que o desempenho dos corretores das provas melhore.

Em reportagem do Estadão de hoje, vi uma declaração do meu ex-professor de Telecomunicações na Poli, o Dr. Paul Jean Jeszensky -- atual pró-reitor de graduação da USP. Ele diz "pensamos essas mudanças com o objetivo de tornar o processo mais seletivo e aumentar a qualidade dos ingressantes."

quinta-feira, 2 de junho de 2011

USP aprova mudanças no vestibular da Fuvest

O Conselho de Graduação da USP aprovou hoje um pacote com cinco mudanças no vestibular da FUVEST. Entre as principais alterações está a participação da nota da primeira fase com peso na nota final do candidato. As mudanças já valem para o vestibular de 2012, que terá a primeira fase no dia 27 de novembro e a segunda fase de 8 a 10 de janeiro do ano que vem.

Nota da primeira fase
Como era: Só valia para classificar o candidato para a segunda fase. Depois, era descartada.
Como fica a partir de agora: O rendimento na primeira fase será somado às notas da segunda para composição da média final do candidato.

Nota mínima para acesso à segunda fase
Como era: O candidato que acertava menos de 22 das 90 questões era automaticamente eliminado.
Como fica a partir de agora: O número subirá para 27.

Número de candidatos convocados para segunda fase
Como era: A Fuvest selecionava três candidatos por cada vaga oferecida.
Como fica a partir de agora: O número será entre 2 e 3, dependendo da nota de corte (para uma média de 27 acertos, serão chamados 2 candidatos por vaga; para uma média de 60 acertos, 3 por vaga). 

Prova do segundo dia da segunda fase
Como era: Composta por 20 questões dissertativas.
Como fica a partir de agora: O número será reduzido para 16.

Nova opção de curso
Como era: O candidato só podia concorrer a vaga no curso para o qual se inscreveu.
Como fica a partir de agora: Caso não seja aprovado para o curso no qual se inscreveu, o candidato poderá concorrer a outra carreira, após a divulgação da terceira chamada.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

UFMG aceitará somente candidatos inscritos no Enem 2011

Os candidatos ao vestibular 2012 da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) terão que se inscrever, obrigatoriamente, no Exame Nacional do Ensino Médio deste ano. Apenas a nota obtida no Enem 2011, cujas inscrições terminam no dia 10 de junho, será considerada na primeira fase do processo seletivo da instituição.

Outra novidade é que, neste ano, a nota da redação do Enem será utilizada para compor a nota da segunda fase do vestibular. A redação poderá somar até 16 pontos aos 80 das provas específicas.

A segunda etapa do vestibular UFMG 2012 será realizada de 3 a 10 de janeiro de 2012 e as inscrições poderão ser feitas de 12 de agosto a 9 de setembro de 2011, no valor de R$ 95,00. Saiba mais informações no edital do vestibular UFMG 2012.