segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Justiça anula 13 questões do Enem

A Justiça Federal no Ceará decidiu há pouco anular 13 questões do Enem 2011. Segundo o juiz Luís Praxedes da Silveira, o Inep deve desconsiderar esses itens na hora da correção.

Ficam anuladas as seguintes questões no caderno amarelo e suas correspondentes nos outros cadernos: 32, 33, 34, 46, 50, 57, 74 e 87, do primeiro dia; 113, 141, 154, 173 e 180, do segundo dia.

Pelo Twitter, o MEC e o Inep afirmaram que "consideram a decisão do juiz Luiz Praxedes desproporcional e arbitrária, e vão recorrer em Tribunal de Recife ainda esta semana".

Na decisão, o juiz afirma que anular o Enem somente para os 639 alunos do Colégio Christus, como fez o MEC, "foge da lógica do razoável" e anular para todos "é algo desproporcional e implicaria um grande prejuízo".

sábado, 29 de outubro de 2011

Justiça dá prazo até segunda-feira para Inep se manifestar sobre o Enem

Após receber o pedido de anulação do Enem, feito pelo procurador da República no Ceará, Oscar Costa Filho, na tarde de ontem (28), a Justiça Federal do estado deu um prazo de até 72 horas para que o Inep se pronuncie sobre o pedido.

Segundo a assessoria de imprensa da Justiça Federal, logo após receber a Ação Civil Pública, o Juiz Federal Luiz Praxedes Vieira da Silva entrou em contato com o Inep, que pediu 10 dias para dar uma resposta. Mas, devido à urgência do pedido, o Juiz estipulou o prazo de 72 horas corridas, que começou na manhã desta sexta-feira (28), às 10h48, e terminará na manhã da próxima segunda-feira (31). Segundo o Juiz Federal, o prazo "correrá minuto a minuto da hora do recebimento da intimação".
 
Após o pronunciamento do Inep, a Justiça decidirá se deve ou não anular o exame. Caso seja decidido pelo cancelamento, o instituto ainda poderá recorrer em outras instâncias.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Enem "vazou" de novo!

É realmente inacreditável que a prova do Enem tenha "vazado" mais uma vez!

Alunos do Colégio Christus, em Fortaleza, no Ceará, receberam, há cerca de dez dias, uma apostila contendo dez questões do Enem 2011. Além disso, o tema de redação "rede sociais" foi proposto aos alunos antes da realização do Enem.

De acordo com a versão divulgada hoje à tarde pelo MEC, o colégio fazia parte da amostra de escolas que participaram da chamada calibragem de itens do exame -- nesta etapa do processo, o Inep/MEC aplica algumas questões a alunos de todo o Brasil para "classificá-las" em relação ao nível de difidiculdade. São sorteadas escolas de três grupos (com baixo, médio e alto desempenho). No caso, o Colégio Christus foi sorteada como uma instituição de alto nível.

Segundo o MEC, foram aplicados 384 testes (16 cadernos com 24 questões) nesse grupo amostral de que a escola faz parte. Após a aplicação do pré-teste, os cadernos de prova retornaram ao Inep e foram incinerados. Segundo o órgão, todos os cadernos de pré-teste da calibragem de outubro de 2010 foram devolvidos e queimados.

O governo estuda anular a prova dos mais de 600 alunos do colégio e reaplicá-las em breve. O MEC também anunciou que pediu à Polícia Federal que investigue o suposto vazamento das questões.

Em relação à redação proposta pelo colégio (sobre “redes sociais”, o mesmo do Enem 2011), a direção da escola afirma que a escolha do tema “decorreu de uma avaliação contextual, mediante pesquisas e consultas a diversas fontes”.

O episódio não é inédito, infelizmente.

É lamentável. É vergonhoso. E é brasileiro.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Enem 2011: detonamos!!!

Hoje o dia foi de boas notícias e comemorações: muitos alunos festejando o excelente desempenho no Enem 2011, realizado no último final de semana.

Parabéns, Terceirão e Curso!



Veja o caderno de questões e o gabarito oficial do 1º dia (sábado)

Veja o caderno de questões e o gabarito oficial do 2º dia (domingo)

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Enem 2011 será no próximo final de semana

Nos dias 22 e 23 de outubro, será realizado o Enem 2011. As provas serão aplicadas nos seguintes dias e horários:
22/10/2011 (sábado), das 13h às 17h30 - Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
23/10/2011 (domingo), das 13h às 18h30 - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias,além de Redação, e Matemática e suas Tecnologias.

Atenção! Fiquem atentos ao horário! Caso não tenham recebido o Cartão de Confirmação da Inscrição pelo correio, consultem o local de prova no site http://www.inep.gov.br/.

Nos dias de realização do exame os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, não sendo permitida a entrada de retardatários. Vocês deverão comparecer ao local de realização da prova com antecedência de uma hora.

Será disponibilizado para todas as salas um marcador de tempo restante de prova. Esse marcador dará noção de quanto tempo ainda se tem para terminar as provas.

O que levar nos dias de prova?

Vocês devem levar o cartão de confirmação de inscrição, caneta esferográfica fabricada em material transparente, com tinta preta, e documento de identidade original (RG).

Participantes sem documento de identidade original (RG) somente farão as provas caso apresentem Boletim de Ocorrência policial (BO), dentro do prazo de validade de 90 dias, comunicando a perda ou extravio do documento de identidade.

Durante a realização das provas, o participante não poderá, sob pena de eliminação, realizar qualquer espécie de consulta ou comunicação com outros participantes nem utilizar lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablet, iPod, gravador, pen drive, mp3 ou similar, relógio, ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens.

O participante deverá guardar, antes do início das provas – no envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador – telefone celular desligado, quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados e outros pertences listados no parágrafo anterior, sob pena de eliminação. O envelope porta-objetos deverá ser lacrado, identificado pelo participante e mantido embaixo da carteira até concluir seu exame.

O tempo mínimo de permanência na sala de provas é de duas horas, a partir do início do exame.

Não se esqueçam de conferir:
− seus dados nos Cartões-Resposta, na Lista de Presença (1.º e 2.º dias), na Folha de Redação (2.º dia) e demais documentos do Exame;
− se marcaram nos Cartões-Resposta a opção correspondente à cor da capa do Caderno de Questões (1.º e 2.º dias);
− se transcreveram, nos Cartões-Resposta, a frase apresentada na capa de seu Caderno de Questões (1.º e 2.º dias).

Atenção!
Haverá questões de inglês e de espanhol na mesma prova, com numeração idêntica e gabaritos distintos. Portanto, transfiram para o Cartão-Resposta apenas as alternativas referentes ao idioma pelo qual optou no ato de inscrição.

Como a prova é no período da tarde, prefiram uma refeição leve, livre de carnes, gorduras e refrigerantes, a fim de evitar sonolência e desconforto.

O tempo é suficiente para resolver toda a prova, portanto nossa recomendação é que não deixem de fazer a redação. Lembrem-se de que cerca de 500 universidades estão adotando o Enem integral ou parcialmente em seus processos seletivos. Assim, com a nota total do Enem, vocês poderão concorrer a vagas em diversas universidades públicas federais.

A resolução dos testes do Enem depende em boa parte da capacidade de compreensão e interpretação dos enunciados. Portanto, leiam as questões com muita calma e concentração. Muitas vezes, a resposta da questão se encontra no próprio enunciado e pode ser facilmente depreendida pelo bom leitor. Assim, nossa recomendação é que não tenham pressa, leiam os enunciados com muita atenção e utilizem todo o tempo disponível de prova. Fiquem até o último minuto!

Boa prova a todos!

sábado, 15 de outubro de 2011

Ser professor

Ser professor é levantar cedo,
é começar o dia animado, feliz;
preparar-se para cada aula como se fosse a primeira.

Ser professor é doar-se a seus alunos;
é entender que cada acerto é precedido de muitos erros,
e que essa é a beleza da profissão.

Ser professor é vivenciar a mudança em seus alunos;
é ajudá-los a entender o mundo em que vivem
e colaborar para que cada um encontre o seu lugar.

Ser professor é ser exemplo;
é preocupar-se muito menos em agradar seus alunos
e muito mais em fazer o que tem que ser feito,
com a sinceridade e honestidade de um amigo.

Ser professor não é ser palestrante;
é envolver-se no processo educacional,
preocupar-se com seus alunos,
e estar sempre, sempre mesmo, disponível para ajudá-los.

Ser professor é ter, com seus alunos,
uma relação que transcende a sala de aula,
a Escola e os limites temporais.

Ser professor é lembrar-se dos seus professores,
da mesma forma que será sempre lembrado
pelos seus verdadeiros alunos.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Visita à SanFran

Visitamos, hoje à tarde, a Faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco.

Flávia, Karina e Paula, do 3º colegial, tiveram acesso às dependências do prédio: visitaram o museu, o salão nobre, salas de aula, biblioteca, sala dos professores e até mesmo a sala de reuniões do conselho da faculdade. Mais do que entusiasmadas com o curso e com a faculdade, as alunas saíram de lá com a certeza do que querem ser: alunas das "Arcadas".





sábado, 8 de outubro de 2011

2º colegial: preparação para a prova P3

Clique aqui para baixar a lista de exercícios.

Aula de revisão: 13 de outubro, 5ª feira, às 14h, na sala 405.

Estão dispensados da aula à tarde os alunos que tiraram nota igual ou superior a 7,0 na prova P2.

Matéria da prova P3:
- Frente 1: Caderno 3
- Frente 2: Prismas, Pirâmides, Cilindros e Cones

Aluna é entrevistada pelo Estadão

A aluna Isabella Olher, da 3ª série C do Ensino Médio, deu uma entrevista ao Estadão. Vejam!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

'The Economist' ressalta liderança da USP em ranking latino-americano

A revista britânica “The Economist” publicou hoje, em seu site, reportagem sobre a liderança da Universidade de São Paulo (USP) no continente latino-americano. “A USP está se tornando líder mundial em medicina tropical e biocombustíveis”, afirmou a publicação.

A “Economist” mencionou o primeiro ranking regional feito pela consultora Quacquarelli Symonds para a América Latina, divulgado na terça-feira (4), com a instituição paulista no topo, e a avaliação da Times Higher Education, publicada hoje. Na lista, a USP figura na 178ª posição, e é a única latino-americana entre as 200 primeiras.

A revista afirma que parte do resultado positivo da USP se deve ao grande aumento do financiamento privado e nas colaborações e reconhecimento internacionais.

Segundo a “Economist”, apesar de o continente ter “universidades gigantes”, como a Universidade de Buenos Aires (UBA) e a Universidade Nacional Autônoma do México (Unam), ou instituições centenárias, como a Universidade de San Marcos, no Perú, que foi fundada em 1551, “nenhum outro lugar na América Latina faz frente à USP”.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Locais de prova do Enem

O Inep divulgou, agora há pouco, em seu site, os locais onde os alunos farão as provas do Enem de 2011.

Recomendo que todos consultem o local pelo site, uma vez que a entrega dos cartões está atrasada devido a problemas nos Correios.