sexta-feira, 25 de maio de 2012

Inscrições do Enem 2012 começam dia 28 de maio


O Inep publicou na edição de hoje do "Diário Oficial da União" o edital com as regras do Enem de 2012 (veja o arquivo em pdf). O exame será realizado nos dias 3 e 4 de novembro.

Segundo o Inep, órgão que é vinculado ao MEC e responsável pela realização do exame, a expectativa é que 6 milhões de pessoas se inscrevam para fazer o Enem 2012. Veja abaixo as principais informações sobre o exame:
  • Início das inscrições: 28 de maio
  • Término das inscrições: 15 de junho
  • Pagamento da taxa de inscrição: até 20 de junho
  • Taxa de inscrição: R$ 35,00
  • Datas das provas: 3 e 4 de novembro
  • Divulgação do gabarito: 7 de novembro
  • Resultado individual: 28 de dezembro

As inscrições para o Enem serão abertas às 10h desta segunda-feira (dia 28) e poderão ser feitas até as 23h59 do dia 15 de junho no site do Enem. O valor da taxa de inscrição será de R$ 35. No ato de inscrição é emitida uma guia para ser paga em uma agência bancária até o dia 20 de junho.

A isenção do pagamento da taxa pode ser feita por meio do sistema de inscrição e é conferida ao aluno que vai concluir o ensino médio em 2012 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar ou a estudantes que se declaram membros de família de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para isso, deverá apresentar documentos que comprovem sua condição. Os documentos serão analisados pelo Inep, que poderá negar a isenção.


No ato de inscrição, o candidato deve fornecer o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o seu número do documento de identidade (RG). 


O edital indica ainda que cabe ao candidato verificar no sistema do Inep se a inscrição foi concluída com sucesso. Quem não for isento deverá acompanhar a confirmação do pagamento da taxa.
O candidato deverá guardar número da inscrição e a senha. Elas são indispensáveis para todo o processo do Enem, como inscrição, realização da prova, obtenção dos resultados e participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona os alunos melhores classificados no Enem para vagas em universidades públicas cadastradas.

Também será usado nos programas de bolsa de estudos (Prouni) e de financiamento estudantil (Fies), entre outros programas do Ministério da Educação. O Comprovante da Inscrição estará disponível no endereço 
http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao, site ainda fora do ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário