terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Medicina e Enfermagem na UNIFESP

Parabéns ao Thiago Souza Coelho, aprovado em MEDICINA, e à Beatriz de Almeida Brandi, aprovada em ENFERMAGEM na Unifesp (Escola Paulista de Medicina).

Aprovados na UNESP

Parabéns aos nossos alunos aprovados na 1º CHAMADA da UNESP:

  • Renata Gomes de Oliveira
  • Rafael Scauri
  • Fernanda Aragão Coyado (Fármácia e Bioquímica)
  • Marcella Bogatzky Costa (Medicina Veterinária)
  • Bárbara Bezerra Ângelo
  • Gustavo Moreira Beltrami
  • Melissa Miyuki Lacerda Ywahashi
  • Bruno Soares Rodrigues (Arquitetura)
  • Débora Ferreira Feitosa
  • Mariana Cristina da Silva

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

MEC cancela edição de abril do Enem

O Ministério da Educação decidiu cancelar a edição do Enem que seria realizada em abril deste ano. Uma portaria de 18 de maio de 2011 havia anunciado que, a partir de 2012, o Enem seria realizado duas vezes por ano. A mesma portaria havia fixado a data da primeira edição do exame para os dias 28 e 29 de abril, e afirmado que a data da segunda edição só seria divulgada posteriormente.

O ministério agora afirma que, neste ano, a única edição do Enem acontecerá nos dias 3 e 4 de novembro.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Frase

"A Matemática parece dotar o sujeito de algo como um novo sentido."
Charles Darwin,
citado por Nicholas J. Rose
no livro Mathematical Maxims and Minims.
Raleigh: Rome Press, 1988.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Fuvest e Unicamp divulgam nova lista de leitura obrigatória para vestibular 2013

A Fuvest e a Unicamp informaram, na manhã de hoje, mudanças na lista de obras de leitura obrigatória para o vestibular 2013 para Unicamp, USP e Santa Casa. Houve troca de quatro títulos.

Os novos títulos na lista são:
  • Viagens na Minha Terra, de Almeida Garrett;
  • Til, de José de Alencar;
  • Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis e
  • Sentimento do mundo, de Carlos Drummond de Andrade
Esses livros substituem “Auto da barca do inferno”, “Iracema”, “Dom Casmurro” e “Antologia Poética”.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Faculdade deve restituir a matrícula de calouros que desistirem do curso

Alunos que fizeram matrícula em faculdades particulares mas desistiram de frequentar o curso antes do início das aulas têm direito de reaver o dinheiro pago até então, segundo a Fundação Procon de São Paulo. A desistência é comum neste período do ano, quando ainda não foram divulgados os resultados finais dos vestibulares das principais universidades públicas, e muitos estudantes resolvem garantir suas vagas se matriculando em instituições privadas.

Segundo Selma do Amaral, diretora de atendimento ao consumidor da Fundação Procon-SP, os estabelecimentos são obrigados a devolver o dinheiro quando há desistência, já que não houve a prestação do serviço, mas podem reter uma quantidade para cobrir despesas administrativas. Não há uma porcentagem máxima definida por lei e os valores podem variar de caso para caso.

É importante, segundo Selma, que a desistência seja oficializada antes do início das aulas. "Agora se o aluno não frequentou as aulas e não pediu o cancelamento da matrícula o dever de pagamento continua, pois as aulas estavam disponíveis", diz Selma.

No caso da PUC de São Paulo, por exemplo, se o aluno manifestar o cancelamento antes do início oficial das aulas será restituído em 75% do valor pago. Após as aulas começarem até a última chamada do processo seletivo, a devolução será de 50%.

No Mackenzie, os matriculados que desistirem do curso antes do início das aulas, podem restituir 80% do valor pago no ato da matrícula.

Caso a instituição se recuse a devolver o dinheiro da matrícula no caso de desistência e não haja uma solução amigável, o estudante deve procurar a Justiça ou órgão de defesa do consumidor.
"É possível negociar um prazo de tempo razoável para a devolução do dinheiro, mas ela tem de ser feita. Muitas vezes o aluno desconhece esse direito", afirma Selma.

sábado, 7 de janeiro de 2012

Candidatos da Fuvest terão de levar foto 3x4 para a 2ª fase amanhã

Os candidatos que continuam na disputa por uma das vagas oferecidas no vestibular da Fuvest deverão levar uma foto 3x4 recente no primeiro dia da segunda fase, que começa amanhã (dia 8), quando serão aplicadas as provas de redação e português a partir das 13h.

De acordo com o manual da Fuvest, "os candidatos convocados para a segunda fase deverão entregar, no primeiro dia de exame, quando solicitada pelo fiscal da sala, uma foto 3 x 4 recente". Além da foto, o candidato deverá levar caneta esferográfica de tinta azul ou preta, lápis nº 2, borracha, régua graduada, água e alimentos. Para as provas do 3º dia que contenham questões de matemática, levar também esquadros, transferidor e compasso.

Em todos os dias, os portões para ingresso dos candidatos serão abertos às 12h30min e serão fechados às 13h. Não serão permitidos retardatários.

Para saber onde fará a prova, o candidato deve acessar o site da Fuvest, abrir a página “Convocados 2ª. Fase” (lista em ordem alfabética) e clicar sobre o seu nome.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Inscrições para o SISU começam à meia-noite de hoje

A partir da meia-noite de hoje, estudantes que participaram do Enem de 2011 podem se inscrever para disputar uma das 108 mil vagas em universidades públicas que serão oferecidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU). As oportunidades estão distribuídas em 3.327 cursos de universidades federais e estaduais, além de institutos federais de Educação Profissional.

Os candidatos podem se inscrever no Sisu até 12 de janeiro. Ao acessar o sistema, o estudante deve escolher duas opções de curso, indicando a sua prioridade. Diariamente, o sistema divulga a nota de corte preliminar de cada curso com base na nota do Enem dos candidatos que pleiteiam as vagas. Durante esse período, o participante pode alterar essas opções se achar que tem mais chances de ser aprovado em outro curso ou instituição.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 15 de janeiro. Os estudantes aprovados deverão comparecer às instituições de ensino entre os dias 19 e 20 para fazer a matrícula. O participante que foi selecionado para a primeira opção de curso é retirado automaticamente do sistema e perde a vaga se não fizer a matrícula. Aqueles que forem selecionados para a segunda opção ou não atingirem a nota mínima em nenhum dos cursos escolhidos podem participar das chamadas subsequentes.

A segunda chamada está prevista para 26 de janeiro, com matrículas entre os dias 30 e 31. Caso ainda haja vagas disponíveis, o sistema gera uma lista de espera que será disponibilizada para as instituições de ensino preencherem as vagas remanescentes. O candidato interessado em participar dessa lista deverá pedir a inclusão entre 26 de janeiro e 1° de fevereiro.

Veja como participar do SISU em nove passos.