sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Estão abertas as inscrições para o vestibular 2013 da FUVEST

A Fuvest abriu hoje as inscrições para o vestibular 2013. Os candidatos a vagas na Universidade de São Paulo (USP) e na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa poderão se inscrever pelo site www.fuvest.com.br até o dia 10 de setembro. A taxa de inscrição é de R$ 130.

A prova da primeira fase será em 25 de novembro. A prova terá 90 questões de múltipla escola sobre disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio: português, história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês, e terá algumas questões interdisciplinares. A duração da prova será de cinco horas.

As provas da segunda fase serão realizadas de 6 a 8 de janeiro de 2013. No primeiro dia, os candidatos vão responder a dez questões de português e farão uma redação; no segundo dia a prova constará de 16 questões sobre história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. As questões poderão abranger conhecimentos de mais de uma disciplina, inclusive português. No terceiro dia, a prova terá 12 questões de duas ou três disciplinas, de acordo com a carreira escolhida. Todas as provas terão quatro horas de duração.

A Fuvest lembra que a partir de 1º de janeiro de 2013, estarão em vigor as normas do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A lista dos aprovados sairá em 2 de fevereiro de 2013.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

MEC vai propor a fusão de disciplinas do Ensino Médio

O Ministério da Educação prepara um novo currículo do Ensino Médio em que as atuais 13 disciplinas sejam distribuídas em apenas quatro áreas (ciências humanas, ciências da natureza, linguagem e matemática).

A mudança prevê que alunos de escolas públicas e privadas passem a ter, em vez de aulas específicas de biologia, física e química, atividades que integrem estes conteúdos (em ciências da natureza).

A proposta deve ser fechada ainda neste ano e encaminhada para discussão no Conselho Nacional de Educação. Se aprovada, vai se tornar diretriz para todo o país.



quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Feira Guia do Estudante

Acontecerá, nos dias 24, 25 e 26 de agosto, a edição 2012 da Feira Guia do Estudante, um evento já tradicional em São Paulo, e que reúne, em um mesmo local, estandes de faculdades, palestras com profissionais e especialistas, debates, games, simulados e muito mais.

A feira acontecerá no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, e a entrada será gratuita.

Mais informações no site www.feiraguiadoestudante.com.br.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

A lamentável lei de cotas em universidades

O Congresso Nacional aprovou um projeto de lei que obriga a todas as universidades e institutos federais de ensino superior, além dos institutos federais de nível médio, a instituir uma reserva de 50% do total de vagas do vestibular a estudantes oriundos de escola pública (leia o texto na íntegra).

O texto institui três critérios para os 50% de vagas reservadas: rede de ensino, renda familiar e cor e raça. Em todos os casos, entretanto, o candidato deve ser egresso de ensino médio feito integralmente em escola pública.

A lei ainda não vale para nenhuma instituição. Ela só entrará em vigor após a sanção da presidente Dilma Rousseff. De acordo com a Constituição, Dilma tem até 15 dias úteis para sancionar o texto. Ela tem o poder de vetar alguns artigos ou a íntegra da lei.

Se aprovada pela Presidente, a lei atingirá somente as universidades federais. 
Isso quer dizer que as universidades públicas estaduais, como a USP, a Unesp e a Unicamp não serão afetadas.

A reserva de vagas em universidades federais para alunos de escolas públicas já vem sendo feita, entretanto, há algum tempo. Veja, no quadro abaixo, como, na prática, pouca novidade há com relação às principais universidades federais do estado de São Paulo, exceção feita à Unifesp, que será a mais atingida.


Em tempo, o momento parece oportuno para que a sociedade discuta sobre os reais benefícios do sistema de cotas em universidades públicas.
  • Será mesmo um meio eficiente de "compensar"  o baixo nível de muitas escolas públicas de ensino médio?
  • Não seria mais eficiente, e sobretudo mais justo, que os governos federal e estadual se empenhassem em melhorar as escolas públicas, proporcionando aos alunos condições mais favoráveis de aprendizado?
  • Será que o sistema de cotas não trará, com o tempo, distorções ainda maiores?
  • A quem realmente interessa o sistema de cotas: aos alunos, que continuarão com deficiências de conteúdo e as levarão agora para a universidade, ou ao governo, que não terá que investir recursos na melhoria das escolas públicas de ensino médio?

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Manual da Fuvest 2013

O Manual do Candidato, contendo todas as informações sobre o Vestibular 2013, já está disponível, eletronicamente, nos sites www.fuvest.br ou www.fuvest.com.br (este último site será o único destinado a receber as inscrições para o Vestibular FUVEST 2013).

Com o intuito de auxiliar o candidato na escolha da carreira e do curso, a USP apresenta, junto desta edição do
Manual do Candidato, a descrição de seus cursos. Tais informações estarão disponíveis nos sites www.fuvest.br e www.fuvest.com.br.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Unicamp abre três novos cursos de graduação

A Unicamp vai abrir três novos cursos de graduação no campus de Limeira (a 151 km de São Paulo).

As novas opções de carreira são: engenharia ambiental, engenharia de telecomunicações e bacharelado em sistemas de informações - todos da Faculdade de Tecnologia.

As inscrições para o vestibular 2013 da Unicamp começarão no dia 20 de agosto e vão até 14 de setembro. Os interessados deverão fazer a inscrição exclusivamente pela internet.

A prova da primeira fase será realizada em 11 de novembro e a segunda fase, nos dias 13, 14 e 15 de janeiro de 2013.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

MEC lança guia do participante do Enem 2012

O MEC lançou ontem o guia do participante do Enem 2012, que explica, em detalhes, como será a correção da redação e dá exemplos de textos-modelo para a prova.
O guia “A Redação no Enem 2012” ainda traz seis redações do Enem 2011 que tiraram a nota máxima (1000 pontos). Elas são comentadas pelo Inep, responsável pela correção da prova.