domingo, 12 de maio de 2013

Enem 2013

As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013 começam nesta segunda-feira (dia 13) às 10h. Os interessados poderão se inscrever até as 23h59min de 27 de maio. O cadastro deve ser feito no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).
 
Para que serve o Enem
O Enem tem como principal objetivo avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao fim do Ensino Médio. O exame é utilizado como critério de acesso do participante a programas governamentais, como o Prouni (Programa Universidade para Todos), o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e o Ciência sem Fronteiras. Além disso, diversas universidades (públicas e particulares) utilizam a nota do Enem em seus vestibulares.
 
Taxa de inscrição
A taxa de inscrição (R$ 35,00) deverá ser paga até o dia 29 de maio. Caso não haja o pagamento até essa data, a inscrição não será confirmada. Esse pagamento deve ser efetuado somente no Banco do Brasil, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU), que deverá ser impressa durante o processo de inscrição. Estão isentos do pagamento da taxa de inscrição os alunos matriculados em escola da rede pública de ensino.
 
Documentos necessários para efetuar a inscrição
O candidato deve ter em mãos, no momento da inscrição, o seu número de CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o seu número do documento de identidade. Esses documentos são obrigatórios para o cadastro no sistema. O candidato também precisa informar um endereço de e-mail válido.
 
Acesso ao sistema após efetuada a inscrição
Após o término da inscrição, o candidato terá um número de inscrição e uma senha de acesso. Esses dados são indispensáveis para o acompanhamento do processo de inscrição, para consulta e impressão do cartão de confirmação de inscrição, para a obtenção dos resultados individuais via Internet e para a inscrição em programas de acesso ao Ensino Superior,  programas de bolsa de estudos e de financiamento estudantil, entre outros programas do MEC. A senha de acesso ao sistema é pessoal, intransferível e de inteira responsabilidade do candidato.